A boca é a primeira parte do processo do aparelho digestivo, pois são os dentes e a língua que preparam o alimento para digestão por meio da mastigação. Cada dente tem uma função específica nesse processo e a ausência de apenas um deles pode causar prejuízo ao processo digestivo. Isso porque, a pessoa que não mastiga direito engole pedaços maiores e mais difíceis de serem digeridos, sobrecarregando o estômago. Com o tempo, isso pode causar azia, refluxo, mau hálito, gastrite, úlceras e outros problemas gastrointestinais.
"É importante que os dentes perdidos sejam recolocados o mais breve possível para evitar problemas estomacais e até mesmo nutricionais. A prática clínica mostra que muitos pacientes com falta de dentes evitam certos alimentos devido à dificuldade em mastigar, e se limitam a dieta dos alimentos moles ou pastosos como mingau, sopas ralas e legumes muito cozidos e, por isso, com deficiência de vitaminas e nutrientes. Esse quadro é muito comum em pacientes idosos", conta o cirurgião-dentista da Simplan Implante Dentário, Gabriel Lembo.
Hoje, existem duas opções para reposição dentária: a prótese móvel, popularmente conhecida como dentadura, e a fixa, colocada sobre os implantes dentários. "Os implantes conseguem devolver uma mastigação natural e qualidade de vida ao paciente, pois recupera a funcionalidade e força dos dentes naturais. É vida normal: comer maçã, chupar uma laranja, saborear um churrasco. Tudo pode ser feito tranquilamente. O procedimento não tem contra-indicação, mas vale reforçar que cada caso deve ser avaliado individualmente. Outro ponto importante para uma reabilitação oral de sucesso é cuidar da higiene dos implantes, que deve ser igual a dos dentes naturais", explica Lembo.
E como garantir a saúde bucal? "Com simples hábitos", explica o cirurgião-dentista. "Alguns cuidados básicos podem ajudar a manter a qualidade dos implantes e prolongar a vida dos dentes naturais, garantindo uma boca saudável. É simples: os dentes devem ser escovados após cada refeição, fazendo movimentos suaves para não machucar a gengiva. O uso do fio dental antes da escovação também é indispensável e importante para a retirada dos resíduos maiores. Evitar ingerir continuamente alimentos ricos em açúcar e não fazer uso do tabaco também são boas práticas bucais", finaliza (com Fundamento Comunicação Empresarial).