Neste sábado (30), das 8h às 18h, a população em geral poderá se vacinar contra os três vírus da gripe. A vacina estará disponível gratuitamente na Unidade Básica de Saúde Dr. Justiniano Clímaco da Silva, que fica na Rua John Lenon, nº 0, no Conjunto Vivi Xavier, e na Policlínica Municipal, localizada na Rua Benjamin Constant, nº 500, no Centro.
Em cada um destes lugares haverá cerca de 5 mil doses da vacina, o que totaliza 10 mil disponíveis à população em geral, inclusive para aqueles que fazem parte dos grupos prioritários e que não se imunizaram antes. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, estas doses são as remanescentes da campanha de vacinação que encerrou na última sexta-feira (22). "Qualquer pessoa poderá tomar a vacina contra a gripe neste sábado. As duas unidades de saúde selecionadas têm equipes suficientes para a ação e contam com fácil acesso", disse.
A vacina distribuída na rede municipal protege contra três vírus H1N1, H3N2 e o B Yamagata. Segundo os dados do último levantamento atualizado da Secretaria de Saúde, de 23 de abril até o dia 20 de junho, foi possível imunizar cerca de 135 mil pessoas, o que representa quase 85% do público-alvo. A expectativa era vacinar 161 mil indivíduos.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Os idosos foram aqueles que mais procuraram as unidades de saúde para a imunização, visto que quase 100% deles, ou seja, 65 mil pessoas tomaram a vacina. Os professores (96,62%), trabalhadores em saúde (93,13%), puérperas (52,66%), gestantes (58,9%) e as crianças de 6 meses a 4 anos de idade (62,13%) também foram vacinados.