Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Atividade física

Conheça 5 benefícios da prática de lutas para a saúde do coração

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
25 nov 2019 às 10:39
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Estudo do Ministério da Saúde publicado no fim de 2018 revelou que artes maciais – ou outros tipos de lutas –, junto com as corridas, foram as atividades físicas preferidas e que mais cresceram entre os brasileiros. De acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2017, do Ministério da Saúde, entre os anos de 2006 e 2017, a prática da corrida aumentou 194% e de lutas/artes marciais 109%. Nos últimos 11 anos, duplicou o número de praticantes desses esportes.

Enquanto os dados sobre atividade física, especialmente lutas e artes marciais, são animadores, os da saúde do coração são preocupantes. O elo entre os assuntos é a prática regular de atividades físicas como ferramenta de prevenção de eventos cardiovasculares.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Pesquisa da plataforma Cardiômetro, da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), mostra que mais de 289 mil pessoas morreram de doenças como AVC (Acidente Vascular Cerebral) e a endocardite em consequência de patologias cardiovasculares. Números da OMS (Organização Mundial da Saúde) apontam as doenças cardiovasculares como a principal causa de morte no mundo. No estudo mais recente, de 2015, a totalidade de mortes envolvendo essas enfermidades alcançou 17,7 milhões, representando 31% das mortes registradas em âmbito global.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba como tratar

Incontinência urinária é mais comum em mulheres

Imagem de destaque
ORIENTAÇÕES DE CARDIOLOGISTA

Cardiopatia em crianças e adolescentes? Médica alerta para os sinais

Imagem de destaque
Noroeste do PR

Mandaguari inicia distribuição de medicamentos à base de canabidiol

Imagem de destaque
Veja os cuidados necessários

Onda de calor: atenção com a saúde das crianças deve ser redobrada


"Na correria do dia a dia, tendo que lidar com obrigações domésticas, familiares e de trabalho, muitas mulheres têm dificuldade em manter um estilo de vida ativo. A maioria das mulheres que não pratica atividade física regularmente já tentou alguma (ou várias) modalidade diferente. Se você ainda não encontrou uma modalidade que realmente tenha te conquistado a ponto de superar as dificuldades impostas pela correria do dia a dia, vale a pena ler as dicas”, incentiva Renata Castro, cardiologista especialista em medicina esportiva.

Publicidade


A médica ainda destaca o crescimento da prática entre mulheres: "No Brasil, o MMA (Mixed Martial Arts) é o segundo esporte com maior exposição na mídia, perdendo apenas para o futebol. Antes restrito ao público masculino, os esportes de combate conquistaram muitas fãs mulheres que deixaram de ser espectadoras e passaram a praticar as modalidades de luta. De fato, dados da ACAD (Associação Brasileira de Academias) mostram que a procura pelos esportes de combate quase dobrou de 2011 para 2013”, observa Renata.


Abaixo, a médica cardiologista enumera cinco tópicos sobre saúde do coração e benefícios da luta ao bem-estar integral.

Publicidade


Luta e coração - A saúde do nosso coração está diretamente relacionada à prática regular de exercícios. Então, os resultados da prática de esportes de combate estão diretamente ligados à melhor saúde cardiovascular e ao menor risco de morte por eventos cardíacos, como infarto. As modalidades de combate representam uma ótima alternativa para sair do sedentarismo, sem monotonia, melhorando sua saúde física e mental.


Gasto calórico e sociabilidade - A prática dos esportes de combate oferece benefícios que vão muito além de "entrar na moda” do MMA. Modalidades como kickboxing, muaythai e boxe se caracterizam pela alta intensidade de esforço e intermitência.

Publicidade


Como toda luta tem períodos de ataque e de defesa, os treinos e os combates de kickboxing em geral seguem a metodologia HITT (high intensity interval training), com gastos calóricos que podem ultrapassar 600 calorias em uma aula de 50 minutos. As aulas dinâmicas e com grande interação entre os alunos facilitam o contato social e o gasto calórico acontece de uma forma divertida.


Benefícios - Além do emagrecimento, outros benefícios da prática das lutas são: melhora da capacidade física; aumento da força e ganho de massa muscular em membros superiores e inferiores; melhora da flexibilidade e do equilíbrio; aumento da autoestima; resiliência; motivação e disposição para as tarefas do dia a dia.

Publicidade


Esportistas amadores - Apesar desses benefícios, um número grande de pessoas ainda tem receio de praticar esportes de combate por medo de lesões. As estatísticas que envolvem competições mostram que a frequência e a gravidade das lesões variam de acordo com a experiência do praticante. É verdade que durante competições profissionais o número de lesões é grande. Mesmo assim, mais de 80% dessas lesões são compostas por contusões e escoriações.


Atletas profissionais têm 250% mais lesões que praticantes amadores. Por esse motivo, estimula-se o uso de material de proteção nas competições. Vale lembrar que a prática destas modalidades, na maioria das vezes, não envolve competição em si, mas, sim, o desenvolvimento das habilidades de realizar os movimentos de cada luta.

Lesões, ganho de força e resistência - Nas aulas coletivas, os resultados de ganho de força e resistência são obtidos com a realização de golpes contra escudos e manoplas. Essas estratégias reduzem enormemente a chance de lesões. Nesses casos, o risco de lesões é semelhante ao de outras modalidades intermitentes de alta intensidade, como vôlei e tênis, mas menores que no futebol e basquete, em que o contato físico é inevitável e não se utiliza material de proteção. A ocorrência dessas lesões é reduzida quando fazemos aquecimento adequado e respeitamos a progressão gradual da intensidade dos treinos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade