Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Pandemia

Brasil registra 218 mortes por Covid em 24 h e mais de 15 mil casos

Folhapress
28 set 2021 às 08:31

Compartilhar notícia

- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

 O Brasil registrou 218 mortes por Covid e 15.092 casos da doença, nesta segunda-feira (27). Com isso, o país chegou a 594.702 óbitos e a 21.364.489 pessoas infectadas desde o início da pandemia


Aos domingos, segundas e feriados, os dados da pandemia são menores, por atrasos de notificação nas secretarias de saúde.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A média móvel de casos voltou a crescer e agora é de 18.588, aumento de 23% em relação ao dado de duas semanas atrás. Já a média de mortes é de 524, cerca de 1% a mais do que o visto 14 dias atrás.

Leia mais:

Imagem de destaque
Novembro azul

3 em cada 10 homens nunca fizeram nem pretendem fazer exame de toque retal, diz pesquisa

Imagem de destaque
Zona norte

Alunos da rede municipal terão atendimento oftalmológico gratuito neste sábado

Imagem de destaque
Desorganização da Saúde

Escassez de vacinas contra Covid indica falta de planejamento do governo, dizem especialistas

Imagem de destaque
Alerta da Sesa

Aumenta o número de surtos de doenças diarreicas no PR; atenção deve ser redobrada com crianças


Recentemente, os dados da pandemia no Brasil, principalmente o de casos, apresentaram instabilidades. 

Publicidade


Uma atualização no sistema do Ministério da Saúde levou ao registro de milhares de casos dos últimos meses que não haviam sido contabilizados, além de outros problemas. Na última semana, a média chegou a ficar, novamente, acima de 30 mil casos por dia.


Parte da instabilidade, aparentemente, ainda continua. O Ceará, nesta segunda, registrou mais de 5.000 casos, após dias sem ou com poucos registros. Na última semana, o mesmo estado removeu mais de 12 mil casos dos seus registros. Segundo a secretaria de Saúde do estado, houve esforços nos últimos dias para "solucionar o problema de extração de dados relacionados à Covid-19" , o que acabou levando ao aumento de infecções verificado nesta segunda.

Publicidade


Os dados do país, coletados até 20h, são fruto de colaboração entre Folha de S.Paulo, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são recolhidas pelo consórcio de veículos de imprensa diariamente com as Secretarias de Saúde estaduais.


Os dados da vacinação contra a Covid-19, também coletados pelo consórcio, foram atualizados em 24 estados e no Distrito Federal.

Publicidade


O Brasil registrou 1.274.474 doses de vacinas contra Covid-19, nesta segunda. De acordo com dados das secretarias estaduais de Saúde, foram 468.526 primeiras doses e 742.328 segundas. Também foram registradas 1.752 doses únicas e 61.868 doses de reforço.


Ao todo, 145.005.445 pessoas receberam pelo menos a primeira dose de uma vacina contra a Covid no Brasil -83.243.145 delas já receberam a segunda dose do imunizante.

Publicidade


Somadas as doses únicas da vacina da Janssen contra a Covid, já são 87.436.784 pessoas com esquema vacinal completo no país.


Com isso, 92,05% da população com mais de 18 anos já recebeu ao menos uma dose (nesse caso, a primeira dose de alguma vacina ou o imunizante de dose única) e 53,94% (também com mais de 18 anos) recebeu as duas doses recebidas ou a dose única da Janssen.


Mesmo quem completou o esquema vacinal com as duas doses deve manter cuidados básicos, como uso de máscara e distanciamento social, afirmam especialistas.


A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorreu em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (sem partido), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo