Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Vacinação de 6 a 17 anos

Aprovada para menores, Coronavac tem quase 15 milhões de doses paradas

Samuel Fernandes - Folhapress
20 jan 2022 às 16:35
- Breno Esaki/Agência Saúde DF
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Instituto Butantan tem quase 15 milhões de doses de Coronavac paradas e que podem ser destinadas à vacinação contra a Covid-19 no público de 6 a 17 anos. O uso do imunizante nessa faixa etária foi aprovado nesta quinta-feira (20) pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).


"[As quase 15 milhões de doses] não foram contratadas ainda por ninguém", afirmou o instituto, por meio de assessoria de imprensa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Butantan também informou que, assim que receber aval da Anvisa, "vai atender a demanda, seja de Governo Federal ou estadual, de quem precisar. A nossa condição de produção é a condição de atender qualquer demanda".

Leia mais:

Imagem de destaque
Desatualizadas

Saúde atrasa compra, Coronavac vence no estoque e governo Lula perde R$ 260 mi

Imagem de destaque
Alzheimer é a forma mais comum

Paraná tem 110 mil pessoas diagnosticadas com demência

Imagem de destaque
Condição degenerativa

Perda de olfato indica chave para diagnóstico precoce de Parkinson

Imagem de destaque
Entenda

Respeitar o descanso causa mudança radical, diz Tricia Hersey, a 'Bispa do Cochilo'


O instituto, no entanto, não conta com o IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) para a produção de novas doses da Coronavac atualmente no país.

Publicidade


O insumo é essencial para o desenvolvimento de vacinas e, no caso da Coronavac, é produzido pela biofarmacêutica chinesa Sinovac. Sem o IFA, a produção do imunizante é estagnada.


"Nós vamos produzir vacina de acordo com a demanda, portanto, neste momento, não há IFA no Butantan. Já temos esses (sic) quase 15 milhões de vacina (sic), temos que aguardar os pedidos", disse o órgão.
Outra questão é a data de validade, prevista para agosto deste ano, das doses paradas. Caso não sejam comercializadas, elas podem ser perdidas.

Publicidade


De acordo com o instituto, em contrapartida, esse é um fator que concerne a outros entes governamentais. "A aplicação em crianças e adolescentes antes do prazo de vencimento depende da distribuição e logística de aplicação dos municípios", disse.


A aprovação da Coronavac para crianças pode ser útil para acelerar a vacinação dos mais jovens. Segundo uma estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2021, havia 20,4 milhões de pessoas com 5 a 11 anos. No entanto, a vacina é aplicada em duas doses, dobrando a quantidade de imunizante necessário para a faixa etária.

Publicidade


Atualmente, além da Coronavac, somente a Pfizer tem autorização para ser aplicada em crianças e adolescentes. Para estes últimos, a farmacêutica teve a aprovação da Anvisa em junho de 2021. A dose dessa faixa etária é semelhante à aplicada em adultos.


Para crianças de 5 a 11 anos, a autorização foi dada em dezembro do ano passado, e a dose é diferente da aplicada em outras faixas etárias.

Publicidade


No momento, o Ministério da Saúde recebeu 2,4 milhões de doses pediátricas da Pfizer. Metade foi enviada pela pasta aos estados, conforme dados do Painel de Distribuição de Vacinas do ministério.


O pedido do Butantan à Anvisa consistia na autorização da Coronavac para pessoas a partir de três anos, mas a agência reguladora entendeu que não existem dados suficientes para reduzir a vacinação até essa faixa etária, permitindo somente para aqueles com mais de seis anos.


A avaliação também vetou o uso do imunizante em crianças e adolescentes imunocomprometidos.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade