Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Denuncie

Sema adota formulário on-line para denúncias de maus tratos a animais

Redação Bonde com N.com
04 mai 2021 às 16:02

Compartilhar notícia

- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A partir desta terça-feira (4), a Sema (Secretaria Municipal do Ambiente) disponibiliza um formulário on-line para que a população encaminhe denúncias de maus tratos a animais. O documento já está disponível no Portal da Prefeitura de Londrina, na página da Diretoria de Bem-Estar Animal da Sema.


Pelo formulário, as pessoas que souberem de alguma situação de maus tratos a animais, domésticos ou não, podem preencher os dados obrigatórios e do local onde o animal será encontrado. As informações de quem faz a denúncia são sigilosas, ou seja, não serão divulgadas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"A criação do formulário eletrônico veio com o objetivo de não apenas formalizar as denúncias recebidas dos munícipes, mas principalmente reunir dados importantes para que as nossas fiscalizações sejam feitas com maior qualidade”, explicou o secretário municipal do Ambiente, Ronaldo Siena.

Leia mais:

Imagem de destaque
Com palestra no sábado

Em Londrina, escoteiros promovem campanha de doação de ração e produtos pet

Imagem de destaque
Família multiespécie

Guarda de pets pós-divórcio: o que diz a legislação brasileira?

Imagem de destaque
Saiba como votar

Votação vai escolher os nomes das lontras do Refúgio Bela Vista na Itaipu Binacional

Imagem de destaque
Luto

Como lidar com luto animal no Dia de Finados: a importância de honrar a memória de pets


Dentre as situações que podem ser denunciadas, estão animais que não recebem cuidados básicos e estão sem acesso a alimento, água ou proteção de sol e chuva; que sofrem agressões; vivem soltos nas ruas, além de outros casos. Caso tenha fotos que comprovem a denúncia, há um campo do formulário para anexar o arquivo.

Publicidade


A diretora de Bem-Estar Animal da Sema, Graziella Santana Damante, explicou que, até o momento, o setor recebia essas denúncias pelo aplicativo WhatsApp. Porém, os dados informados nem sempre condiziam com a verificação da equipe, e em algumas situações ocorreram até denúncias falsas. "Optamos por mudar esse formato principalmente por conta de denúncias falsas. E acabávamos deslocando uma equipe até o local, prejudicando os casos que realmente precisavam de atendimento”, citou.


Outra situação recorrente com denúncias de maus tratos enviadas pelo WhatsApp era de que a situação se tratava de uma emergência quando não era o caso. "Podemos dizer que, de cada dez denúncias, ao menos três não possuíam a gravidade relatada e duas vinham com endereços incompletos, impedindo a checagem”, comentou a diretora.


Em abril, a Diretoria de Bem-Estar Animal da Sema registrou 229 pedidos de fiscalizações por denúncias de maus tratos a animais. Em todo o trimestre, foram 576 pedidos.

Com o formulário, a equipe da DBEA pretende estabelecer critérios na ordem das verificações em campo, priorizando os casos que demandam urgência. "Pelo WhatsApp não tínhamos como saber se é um caso mais grave, de atendimento urgente, mas pelo formulário teremos mais informação. A expectativa é que essa alteração vai otimizar o nosso trabalho e melhorar a qualidade da fiscalização, porque a triagem quando bem-feita leva a um atendimento mais específico com o médico veterinário”, disse Damante.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo