Será inaugurada oficialmente neste sábado (29) a primeira Praça Pet da Gleba Palhano, em frente à Praça dos Pioneiros, na rua Tereza Zanette Lopes, esquina com rua Toshio Imai.
O evento de inauguração acontece das 9h às 12h, organizado pela Associação Alto da Palhano, e terá atrações como tira-dúvidas com veterinários, feirinha de adoção de animais e distribuição de brindes por empresas do setor veterinário e pet shops que estarão no local divulgando seus produtos.
A Praça Pet é um espaço cercado com aproximadamente 300 m², planejado para que tutores possam levar seus cães de todos os portes, deixá-los correr e brincar com segurança sem necessidade de guia. O local conta com portões duplos para um melhor controle de entrada e saída, bebedouros para os animais, lixeiras e suportes com saquinhos para recolher os dejetos dos pets. Logo ao lado está instalado um parquinho para as crianças.
Leia mais:
Miss Araucária perde título após jogar bombinhas em gatos
Saiba como gansos, cavalos e outros animais ajudam o serviço público brasileiro
Onça-parda é resgatada após entrar em quintal de casa no Noroeste do Paraná
Parceria entre Instituto Água e Terra e Ceasa ajuda a alimentar animais silvestres
Parceria entre Associação e CMTU
A criação da pracinha é fruto de uma parceria entre a CMTU Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) e a Associação Alto da Palhano – entidade sem fins lucrativos que representa os moradores de 13 edifícios da região e já cuida da manutenção, limpeza e do serviço de monitoramento de segurança das praças Pé Vermelho e Pioneiros, localizadas no entorno dos prédios associados.
Segundo o presidente da Associação Alto da Palhano, Ramon Folego, a entidade desenvolveu o projeto da Praça Pet e solicitou à CMTU as benfeitorias no local. “Em uma soma de esforços, sociedade civil e poder público se uniram para viabilizar o projeto”, resume Folego.
Utilizando materiais que já tinha disponíveis, a CMTU cercou o espaço, instalou mesas com banquinhos de concreto e a iluminação, além do parquinho para as crianças. Tudo seguindo o padrão que é normalmente adotado nos demais espaços públicos da cidade.
Já a Associação Alto da Palhano se responsabiliza por ponto de água, lixeiras, saquinhos para dejetos do pets e toda a parte de monitoramento de segurança no período noturno, além da limpeza e manutenção geral do local, assim como já faz com as praças Pé Vermelho e dos Pioneiros, utilizando recursos financeiros que vêm da contribuição mensal dos condomínios associados.
Muitos pets
O presidente da Associação Alto da Palhano, que também é síndico de um edifício nos arredores, estima que há pets em cerca de 50% dos apartamentos na região. “É um número bastante significativo e a criação da Praça Pet já era uma antiga reivindicação dos moradores”, frisa Folego.
Mesmo antes da inauguração, a Praça Pet já vem sendo usada com muita frequência e, principalmente nos fins de tarde, o movimento de pets e tutores no local é grande.