Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Dicas importantes

Seu cachorro late muito? Veja como deixá-lo mais calmo

Caroline Knup - Estagiária*
09 jul 2020 às 10:21

Compartilhar notícia

- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os cachorros são carinhosos e altamente sociáveis. Amados por milhões de brasileiros, são os animais domésticos mais comuns e, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), já são mais de 54 milhões em todo o Brasil.

Apesar de todo o companheirismo, existem alguns cães que incomodam tutores e vizinhos com os latidos. O barulho excessivo pode, inclusive, levar o tutor a levar uma multa caso more em apartamento. Com isso, muitos se perguntam: é possível fazer algo para o cachorro latir menos? E a resposta é: sim, é possível!

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Antes de pontuar o que pode ser feito para acalmar o cachorro e reduzir o barulho, é necessário que você saiba que, em algum momento, o animal irá latir. Isso porque é por meio do som que os cães se comunicam com os outros e também com os humanos. Essa é, também, a forma como expressam suas emoções, como raiva, alegria e medo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Novidade de tratamentos

Tutores relatam melhora na saúde de pets após tratamento com Cannabis medicinal

Imagem de destaque
Com palestra no sábado

Em Londrina, escoteiros promovem campanha de doação de ração e produtos pet

Imagem de destaque
Família multiespécie

Guarda de pets pós-divórcio: o que diz a legislação brasileira?

Imagem de destaque
Saiba como votar

Votação vai escolher os nomes das lontras do Refúgio Bela Vista na Itaipu Binacional


Diante desse cenário, cabe ao tutor perceber quando os latidos são naturais e quando são excessivos, o que pode, inclusive, causar problemas para o animal.

Publicidade


Por que os cachorros latem?


Conforme explicado acima, é por meio do latido que os cachorros se comunicam e expressam suas emoções. Por isso, um latido pode ter muitos significados. Existem animais que mudam o latido de acordo com o que querem demonstrar. Por exemplo: existem tutores que conseguem diferenciar o latido que indica medo e o latido de alarme.

Publicidade


Para que você saiba identificar o que está motivando o barulho, estão listadas abaixo as principais razões dos latidos:


• Animação, alegria e/ou felicidade;
• Proteção do território ao notar a presença de pessoas desconhecidas;
• Tédio;
• Alarme e/ou medo;
• Solidão.

Publicidade


Como resolver o problema?


O primeiro passo para auxiliar seu melhor amigo a latir menos é descobrir e atuar diretamente no problema que está causando os latidos. Por isso, você precisa identificar se o cachorro late porque está com fome, com medo ou porque quer brincar.

Publicidade


Ao descobrir o que o animal quer, resolva o problema. Suponha que o cãozinho lata o dia todo porque está se sentindo sozinho. Nesse caso, você precisa deixá-lo com alguém ou em hotel de cachorros para que ele tenham companhia e possa se divertir quando você não estiver por perto.


Se você quer realmente que seu cachorro pare de latir, é importante não gritar com o animal. Isso porque os gritos deixam o cachorro ainda mais alterado, e a consequência pode ser barulhos ainda mais altos e intensos. Ao notar que seu cãozinho late em excesso, defina um limite de latidos e, se ultrapassado, tente corrigir o animal com calma e tranquilidade.

Publicidade


Por fim, a melhor maneira de resolver o problema dos latidos é por meio da prevenção. Neste sentido, você precisa propiciar um ambiente calmo, tranquilo e agradável ao seu melhor amigo de quatro patas. Para isso, escolha um espaço na casa que será apenas do animal. O ambiente deve ter os comedouros e bebedouros do cãozinho, bem como os brinquedos.


O espaço próprio para o animal irá beneficiá-lo em muitos momentos, especialmente quando as visitas chegam. Ao não ter contato com pessoas desconhecidas, o cachorro não irá latir nem se estressar.


(Com informações do site Petz.)

*Sob supervisão de Fernanda Circhia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo