Cinomose é uma doença que afeta cães filhotes, em seu primeiro ano de vida, mas também pode acontecer nos mais velhos que não tenham tomado a vacina apropriada. Por isso, é importante estar a par da saúde de seu pet desde o nascimento. Felizmente, a cinomose não pode atingir seres humanos, ou seja, seu animazinho não pode passar a doença para você.
Mas um cão doente pode transmitir a doença para um animal sadio por meio do contato direto entre eles. Por isso é sempre bom evitar que ele saia para a rua e encontre com outros animais.
O que é a cinomose?
Leia mais:
Presidente Lula posta vídeo com filhotes de ema do Palácio da Alvorada
Feira de adoção de pets em Londrina acontece neste sábado
Técnicos do IAT devolvem à natureza sucuri com 1,6 metro em Umuarama
Justiça arquiva inquérito sobre a morte do cão Joca
A cinomose pode atingir vários órgãos, atuar em todo o organismo e é altamente contagiosa. É um vírus "invisível", portanto, o melhor jeito de prevenir é evitá-lo. A doença é perigosa e uma grande causa de morte dos cães.
A cinomose é causada por um vírus que sobrevive por muito tempo em ambiente seco e frio, mas que é muito sensível ao calor, à luz solar e desinfetantes comuns. O recomendado é que pessoas que tiveram um animal doente, não tenha outro por 6 meses.
Quais são os sintomas da cinomose?
No ínicio o sintomas da cinomose começa com a perda de apetite, corrimento ocular e nasal, diarreia e vômito, depois, começa a ficar cambaleante (não anda em linha reta) e ter convulsões e paralisias, além de dificuldade para respirar e febre, neste estágio, o vírus já chegou ao sistema nervoso, ou seja, a doença já está em estado avançado.
O ideal é levar ao veterinário desde os primeiros sintomas e manter a calma para poder salvar a vida de seu cãozinho.
Qual é o tratamento para a cinomose?
O tratamento específico para a cinomose ainda está em fase de testes. Não existe um remédio que acabe com o vírus diretamente.
Cada fase da doença é tratada de uma maneira, com uso de vitaminas, antibióticos, anticorpos. A cura dessa doença é díficil, porém é possível. Depende de cada organismo, ou seja, o animal deve ter uma alimentação adequada, saudável e ter todas as vacinas em dia, assim ele poderá eliminar o vírus facilmente.
Prevenção!
A melhor opção é a presenção da doença. Existem vacinas que contra cinomose que filhos com 45 dias de vida devem tomar a primeira dose. Deve sempre ser aplicada por um veterinário. Antes de tomar a vacina, o cachorro deve ser examinado, pois se estiver com alguma outra doença a vacina anti cinomose não terá efeito.
O ambiente onde vive o cão deve ser lavado com desinfetante para ajudar a eliminar os víros e não compartilhar os pratinhos e caminhas com outros, também é uma forma de prevenção.