Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Para aliviar a tensão

"Pet Terapia" ajuda universitários a minimizar estresse e ansiedade

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
09 ago 2019 às 14:43
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Carinhosos, fiéis e amorosos: companheiros de quatro patas vêm sendo usados também para reduzir níveis de estresse e ansiedade entre alunos universitários, afinal, relacionado a diversos fatores, como o ingresso à fase adulta ou assumir novas responsabilidades, o estresse pode ser um obstáculo para o aprendizado.

"Encontrar o equilíbrio entre estudo, família, amigos e trabalho externo é, muitas vezes, um processo desafiador para os acadêmicos, por isso, como universidade, temos a responsabilidade de buscar alternativas para essa questões", afirma Ana Lucia Lacerda Michelotto, psicopedagoga da Pontifícia Universidade do Paraná (PUCPR).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na instituição - pioneira em usar os animais como suporte psicológico para os estudantes - a implementação do "Programa de Cães Terapeutas" já tem apresentado resultados: além de reduzir estresse, frequência cardíaca, pressão arterial e colesterol, contato com os animais também é um forte aliado no combate à depressão e ao isolamento social, favorecendo, assim, a aproximação entre a comunidade estudantil.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja as 'eminhas':

Presidente Lula posta vídeo com filhotes de ema do Palácio da Alvorada

Imagem de destaque
Participe!

Feira de adoção de pets em Londrina acontece neste sábado

Imagem de destaque
Pesa em média 30 kg

Técnicos do IAT devolvem à natureza sucuri com 1,6 metro em Umuarama

Imagem de destaque
Sem indiciados

Justiça arquiva inquérito sobre a morte do cão Joca


"A presença de um cão em um ambiente educacional melhora a concentração, atenção, motivação e relaxamento, refletindo na diminuição dos níveis de estresse que inibem a aprendizagem e o desempenho efetivo. Além disso, a presença do cão cria uma atmosfera social agradável, componente essencial para um bom funcionamento executivo e de relacionamento dentro do ambiente acadêmico," explica Ana Lucia.

Publicidade


Todas as atividades com o cão terapeuta resultam de uma parceria com o "Projeto Amigo Bicho" e acontecem de modo voluntário. As duplas de cães e acompanhantes são previamente selecionadas e treinadas para visitas em instituições. Na PUCPR, os voluntários são acompanhados por estagiários dos cursos de Psicologia e Medicina Veterinária.


Cotidiano

Publicidade


As ações serão realizadas durante todo semestre letivo. Durante um dia da semana, os cães estarão à disposição para interação com os estudantes. Na primeira semana de aula e durante semanas de provas, as atividades serão divididas em duas equipes e separadas por Escola.


Estudantes dos cursos de Medicina Veterinária, Psicologia e de outros cursos que tenham interesse em participar como voluntários serão preparados para avaliação, treinamento e acompanhamento das equipes.

A preocupação com a saúde psíquica dos estudantes da PUCPR faz parte do escopo do Serviço de Apoio Psicopedagógico (SEAP), que promove ações para a educação inclusiva além de oferecer suporte de aprendizagem.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo