Os coelhos estão se tornando cada vez mais populares nas casas dos brasileiros. Peludinhos, fofos e quetinhos parecem ser a melhor escolha para bichinho de estimação. Porém, é preciso estar atendo às necessidades que esse animal demanda.
Adaptações em casa
Em geral, não sabe-se muito coisa a respeito dos hábitos dos coelhos, além do fato de que eles amam cenouras e que têm uma alta taxa de natalidade. Mas se você quer ter um coelho em sua casa, precisa saber se possui os meios e o entusiasmo para que ele possa viver de forma confortável.
Deve-se ter em mente que ele vai roer todos os fios que encontrar, por isso não é recomendável que ele fique o tempo todo solto. É preciso considerar que os coelhos são extremamente curiosos e animais sociais que precisam de estimulação constante. Mantê-lo somente em uma gaiola irá privá-lo de muitas fontes de entretenimento e pode fazer com que ele desenvolva um comportamento nervoso. Equilibre o tempo que ele fica solto/preso e prepare o ambiente para quando ele estiver à vontade.
Comportamento e hábitos dos coelhos domésticos
Um dos mitos a respeito dos coelhos é que eles são animais sujos. No entanto, poucas pessoas sabem que eles podem ser ensinados a fazer suas necessidades em uma caixa de areia, da mesma forma que os gatos, o que permite ter um coelho em casa e sem o risco de encontrar dejetos por toda parte.
Um fato curioso é que os coelhos costumam comer e aliviar-se ao mesmo tempo, então uma bom jeito de incorporar bons hábitos à sua vida cotidiana é deixar a caixa de areia perto de onde ele se alimenta.
Sobre as necessidades nutricionais, os coelhos alimentam-se principalmente de feno fresco, o que os ajuda manter o trânsito intestinal regulado e a manter a higiene bucal. Os mais novos comem alfafa, uma vez que contém mais proteínas e os açúcares essenciais para o seu desenvolvimento.
De forma geral os coelhos são animais bem felizes e podem desenvolver um boa relação com seu dono. Eles sabem o que eles querem e como querem, e vão pode descobrir por meio de gestos, carícias ou sons que com o tempo você certamente irá reconhecer.
Os coelhos também gostam de ficar no chão e de correr livremente. Eles não gostam de ser pegos no colo, se você insistir em fazer isso, é provável que tentem sempre fugir de você.
Ter um coelho em casa com crianças
Os coelhos têm uma expectativa de vida de aproximadamente 10 anos. Os adultos são tentados a dar um para o filho ou sobrinho por sua aparência charmosa, mas os coelhos demandam mais cuidados do que o habitual e precisam de um dono responsável que conheça suas necessidades.
Como já mencionado, os coelhos não gostam de serem pegos nos braços e é inevitável que as crianças tentem segurá-los em algum momento. O animal não vai gostar, vai ficar inquieto e poderá acabar arranhando.
Além disso, estes animais não suportam barulhos e nem alvoroços. Sua personalidade leva-os a querer brincar em ambientes silenciosos e tranquilos. Os coelhos gostam de ficar sozinhos quando vão comer ou tirar uma soneca. Portanto, antes de comprar um, certifique-se de que as crianças da casa poderão conviver com um animal com essas características.
Com informações de Meus Animais