A feira de adoção do Projeto Animalize será promovida neste sábado (13), das 10h às 16h, no estacionamento do Shopping Com-Tour. O evento filantrópico é aberto ao público e as medidas sanitárias devem ser seguidas. Estarão disponíveis para adoção 15 filhotes e quatro cães adultos, além de dois gatos.
O Animalize está com 25 animais em hotel e, por isso, está aceitando doação de ração e apadrinhamento para a mensalidade da estadia. Em um ano e meio de projeto, mais de 130 animais foram doados, de acordo com Nicole Jordão, uma das coordenadoras.
"O número de abandono de animais durante a pandemia aumentou muito, o que resultou em diversos casos de atropelamento. Só nós do Projeto Animalize resgatamos cinco animais que sofreram atropelamento em três dias. Além disso, contamos com 40 animais que foram resgatados das ruas ou de maus-tratos, os quais encontram-se sob nossos cuidados. Por isso, é tão importante a adoção responsável, na qual há um real comprometimento com o animal”, ressalta a coordenadora.
Leia mais:
Tutores relatam melhora na saúde de pets após tratamento com Cannabis medicinal
Em Londrina, escoteiros promovem campanha de doação de ração e produtos pet
Guarda de pets pós-divórcio: o que diz a legislação brasileira?
Votação vai escolher os nomes das lontras do Refúgio Bela Vista na Itaipu Binacional
Guarda responsável
A guarda responsável de pets garante qualidade de vida para o animal e evita abandonos e maus tratos. A World Animal Protection aconselha o que deve ser feito para proporcionar bem-estar ao pet. Confira:
- Esterilização: também chamada de castração, a medida garante benefícios para a saúde do animal e evita a superpopulação e abandono.
- Levar ao veterinário: fazer check-ups regulares é a melhor forma de prevenir doenças, assim como manter a vacinação em dia.
- Proporcionar alimento e água: deve-se oferecer alimento de boa qualidade, ao menos, duas vezes ao dia e água fresca e limpa durante todo o dia.
- Oferecer abrigo: é necessário oferecer um local onde o animal possa se refugiar fora de casa. Caso conviva dentro de casa, o ambiente deve ser limpo e confortável.
- Identificação: gravar os dados na placa de identificação da coleira ou utilizar microchips, implantados sob a pele do animal, é essencial caso o bichinho se perca.
- Brincadeiras e passeios: as brincadeiras e os passeios são importantes para manter o animal ativo e evitar problemas causados pelo sedentarismo.
- Higiene: manter o pet limpo, além de proporcionar bem-estar, evita o aparecimento de pulgas e carrapatos.
Sob supervisão de Luís Fernando Wiltemburg