Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Boa notícia

Hospital veterinário de Londrina salva filhote condenada à morte por lábio leporino

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
20 jun 2023 às 17:39

Compartilhar notícia

- Divulgação/ Assessoria de imprensa
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A cachorrinha Mabel, da raça Dogo Argentino, foi salva pela equipe do Hospital Veterinário da UniFil de Londrina após cirurgia de alta complexidade na correção de fenda palatina grave e lábio leporino. Nascida de cesariana, a filhote teve inclusive a eutanásia autorizada pelo tutor devido à intensidade das deformidades e às poucas chances de sobrevivência. Os profissionais do HV encararam os procedimentos e reabilitaram o animal à vida normal.


"Sabíamos da gravidade e das enormes dificuldades para salvá-la. Mas decidimos fazer a cirurgia. A filhote chegou ao Hospital Veterinário com um dia, pesando apenas 95 gramas. Não conseguia comer. O risco de morte era muito grande já na anestesia para colocação de tubo esofágico, necessário ao início do tratamento e alimentação. Felizmente tivemos os primeiros resultados na recuperação nutricional. Aos 45 dias de vida fizemos a primeira cirurgia corretiva, com mais de duas horas de duração. Aos 70 dias o segundo procedimento de correção. Hoje a Mabel está bem, brinca com muita alegria e hoje aos cinco meses já pesa 14 quilos", comemora a médica veterinária Daniele Martina, elogiando o trabalho da anestesista Karen Fernanda da Silva e demais profissionais que atuaram no acolhimento.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Ela relata que a cachorrinha exigiu dedicação integral, inclusive com alimentação via sonda a cada três horas. "A saúde dela estava extremamente debilitada. A introdução da sonda numa situação dessas é de alto risco. O sucesso de um procedimento como esse depende da competência profissional e da estrutura de atendimento. Ao salvar a Mabel, o Hospital Veterinário da UniFil comprovou mais uma vez a capacidade de sua equipe e os recursos tecnológicos disponíveis, registrando novo avanço em tratamento de animais", ressaltou a professora Mariana Cosenza, coordenadora do HV.

Leia mais:

Imagem de destaque
Com palestra no sábado

Em Londrina, escoteiros promovem campanha de doação de ração e produtos pet

Imagem de destaque
Família multiespécie

Guarda de pets pós-divórcio: o que diz a legislação brasileira?

Imagem de destaque
Saiba como votar

Votação vai escolher os nomes das lontras do Refúgio Bela Vista na Itaipu Binacional

Imagem de destaque
Luto

Como lidar com luto animal no Dia de Finados: a importância de honrar a memória de pets


A raça Dogo Argentino assim como outras de cães braquicefálicos têm características de cabeça no formato achatado e focinho encurtado, como Boxer e Buldogue. Apresentam possibilidades de nascer com deformidades congênitas. Poucos médicos veterinários e hospitais enfrentam o desafio de fazer a correção, devido ao alto risco de morte. O caso da Mabel é uma vitória para o animal e o Hospital Veterinário da UniFil, abrindo perspectivas de salvar outros filhotes que nascem com lábio leporino ou fenda palatina. A cachorrinha despertou tanta atenção na equipe que foi adotada por uma profissional do HV.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo