A saúde bucal dos animais de estimação é tão importante quanto a dos seres humanos, e hábitos simples podem evitar doenças graves.
Para reforçar a importância da saúde oral para o bem-estar geral, o Dia Mundial da Saúde Bucal é lembrado anualmente no dia 20 de março.
No caso dos pets, o CRMV-SP (Conselho Regional de Medicina Veterinária de SP) reforça: escovar os dentes não é frescura e ajuda a prevenir sérias infecções que podem até comprometer a vida dos peludos.
O médico-veterinário Leonel Rocha diz que se o processo de escovar o dente do pet for difícil, deve ser feita a profilaxia oral com um profissional.
A periodontite é a doença mais frequente em pequenos animais e atinge de 70% a 80% dos cães.
"Cães pequenos têm dentes e raízes grandes. Muita raiz e pouco osso os deixam mais vulneráveis a doenças periodontais", afirma.
Alguns cães e gatos podem ficar irritados quando têm problemas dentários, mas, no geral, eles não costumam demonstrar que estão com dor, de acordo com o CRMV. Por isso, detecção e o tratamento precoces são essenciais.
Segundo Marcio Thomazo Mota, presidente da Comissão Técnica de Clínicos de Pequenos Animais do CRMV-SP, além de dor, outros problemas de saúde podem ser encontrados em associação com a periodontite, como alterações renais, hepáticas e musculares do coração.
Mota explica que a doença periodontal começa com a placa que se torna tártaro. "A placa bacteriana e o tártaro abaixo da linha gengival são prejudiciais e estabelecem o cenário para infecções e danos à mandíbula e aos tecidos que conectam o dente ao osso maxilar".
Sintomas
Mau hálito é um dos sinais de que existe algum problema. Outros sinais são:
- dentes quebrados ou soltos;
- dentes extras ou dentes de leite retidos;
- dentes descoloridos ou cobertos de tártaro;
- mastigação anormal ou comida caindo da boca;
- excesso de baba;
- apetite reduzido ou recusa em comer;
- dor dentro ou ao redor da boca;
- sangramentos bucais;
- inchaço nas áreas ao redor da boca.
Confira dicas para cuidar da saúde bucal do pet:
- Escovação: escove os dentes todos os dias com creme e escova dental específicos para animais. Se esse processo for novo para o pet, certifique-se de introduzi-lo gradualmente e fornecer recompensas e reconhecimento.
- Ração seca dentária: alimente o pet com uma dieta dentária, que incentiva a mastigação, o que ajuda a desalojar a placa bacteriana. Para saber a dieta dentária mais indicada para o animal, procure orientação de um médico-veterinário.
- Petiscos: ofereça ao animal alguns petiscos que estimulam a mastigação e a produção de saliva saudável, ajudando a remover a placa bacteriana.
- Brinquedos: os brinquedos de borracha para mastigar duram muito mais tempo do que o petisco e a mastigação é a chave para ajudar a desalojar a placa.
- Exames dentários regulares: certifique-se de visitar o médico-veterinário para exames dentários regulares. Eles são vitais para manter o controle da saúde geral do pet.