Muitos tutores deixam os pets dormirem na cama. Seja pelo olhar de pidão ou pelas arranhadas na porta querendo entrar no quarto, cães e gatos, geralmente, ganham mais espaço nas camas. Mas é seguro?
Cepas de estafilococos ou infecções parasitárias de ácaros, carrapatos e vermes intestinais, estão entre os mais comuns perigos que podem acontecer se deixar seu pet dormir na sua cama, porém o risco é muito baixo.
Os animais transportam bactérias e parasitas, mas nem todas são prejudiciais aos seres humanos. O que pode ser um problema é o cão desenvolver um comportamento possessivo, o que pode ser difícil de lidar quando os tutores não estão em casa.
Leia mais:
Tutores relatam melhora na saúde de pets após tratamento com Cannabis medicinal
Em Londrina, escoteiros promovem campanha de doação de ração e produtos pet
Guarda de pets pós-divórcio: o que diz a legislação brasileira?
Votação vai escolher os nomes das lontras do Refúgio Bela Vista na Itaipu Binacional
No entanto, se os pets estiverem com todas as vacinas em dia, assim como os tratamentos contra vermes e pulgas, não há riscos para os seres humanos.
Para as crianças, os gatos podem ser mais problemáticos por arranhões e por moverem-se mais durante a noite. Se o sono do tutor for leve, pode ser desconfortável, pois os felinos têm ciclos de sono mais curtos. Se o pet tem acesso a rua ou quintal, pode-se encontrar "presentes” na cama, uma vez que gostam de caçar à noite. (Com informações de Petépop e The Guardian).
*Sob supervisão de Fernanda Circhia.