Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Amor pelos felinos!

Dia Mundial do Gato: 7 dicas para 'mães e pais' de primeira viagem

Redação Bonde com assessoria de imprensa
17 fev 2024 às 09:31
- Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em 17 de fevereiro é comemorado o Dia Mundial do Gato, que busca conscientizar sobre os melhores cuidados com os felinos. Atualmente, no Brasil, são mais de 27 milhões de gatos e o número vem crescendo cerca de 6% ao ano, rumo à liderança no universo pet, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) de 2022.


E quem tem gato pode confirmar: os bichanos conquistam cada dia mais os humanos! São uma excelente companhia para quem deseja conviver com um pet fascinante e divertido. No entanto, necessitam dedicação e atenção permanente com sua saúde e bem-estar.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“Quem deseja ter um gato, deve ter em mente que é um compromisso para toda a vida. Os animais sentem dor, medo, saudade, alegria e tristeza, são parte da família e precisam de amor e cuidados”, afirma Marina Macruz, médica-veterinária.

Leia mais:

Imagem de destaque
Viralizou

Anúncio de apartamento à venda viraliza com pombo de estimação do proprietário

Imagem de destaque
Estudo da Science

Serpentes evoluíram em taxa mais rápida e em formas mais diversas do que lagartos

Imagem de destaque
Em Foz

Tutor é preso por matar pitbull após animal atacar cão da vizinha no PR

Imagem de destaque
Morto em voo

Tutor do cachorro Joca diz que caixa de transporte tinha identificação incorreta


A profissional dá algumas dicas fundamentais para garantir a saúde física e mental, a segurança e o bem-estar dos gatos.

Publicidade


Espaço adequado e acolhedor


Publicidade

O ambiente deverá ser preparado para a chegada do novo membro da família. Os animais devem ter um espaço adequado, com abrigo do sol, da chuva e do vento, uma cama quentinha e muito amor. As janelas sempre devem ser teladas! É importante que o local tenha portões e redes de proteção, mas o gato não deve ser mantido em gaiolas. Se houver mais pets convivendo na casa, todos devem ter a mesma atenção, mantendo uma convivência em espaço adequado, com acessórios individualizados (caixa de areia, comedouro, bebedouro etc.)


Alimentação de alta qualidade

Publicidade


Gatos são carnívoros estritos, por isso um alimento à base de proteína animal é fundamental para o desenvolvimento muscular, de pele e pelos, além do bom funcionamento e harmonia fisiológica. A alimentação também deve levar em conta o estilo de vida do gato, faixa etária, se o animal é ou não castrado e se tem alguma doença.

Publicidade


Os principais erros na alimentação dos gatos são oferecer restos de comida caseira, petiscos em excesso e leite, já que a maioria dos gatos digere mal a lactose após o desmame. Isso acarreta numa dieta desbalanceada, que pode trazer sérias consequências para a saúde do animal.


Para garantir uma boa alimentação ao felino, é essencial que o tutor consulte o médico-veterinário, que poderá indicar uma dieta completa e harmoniosa. Além disso, os petiscos podem ser utilizados como atividades de enriquecimento ambiental. Um gatinho bem alimentado é um gatinho mais saudável e feliz!

Publicidade


Hidratação é indispensável


Publicidade

Por natureza, o gato não costuma gostar de água parada, por isso, para mantê-lo bem hidratado, a água deve estar sempre limpa, fresca e protegida do sol. Uma dica importante é colocar o bebedouro em um local onde o gatinho costuma passar, isso o estimulará a ingerir mais água. Mantenha, de preferência, longe do comedouro, pois na natureza os felinos não se alimentam na mesma área que bebem água.  


Saúde e vacinação em dia


A saúde do felino também deve ser levada em conta. O gato deve passar por consulta veterinária regularmente para fazer um check up e evitar possíveis complicações futuras. Assim como os humanos, animais de estimação também estão sujeitos a doenças e devem ser protegidos com vacinas e vermífugos. A polivalente e a antirrábica são as principais vacinas e devem ser aplicadas nos gatos, independentemente da idade ou perfil. Porém, alguns pets podem precisar de outras vacinas, dependendo do comportamento e do local onde vivem. Consulte sempre o médico-veterinário.


Lugar de gato é em casa (e com enriquecimento ambiental!)


As famosas “saidinhas” são um verdadeiro perigo para os gatos. Ao ter contato com outros animais, o pet pode contrair várias doenças, se envolver em brigas com outros animais, passar por acidentes e não achar o caminho de volta para casa. Uma boa opção para os tutores é investir em um enriquecimento ambiental com arranhadores e brinquedos para deixar o local em que o animal vive cada vez mais interessante. Gatos são curiosos por natureza e o brincar é uma atividade importante para seu desenvolvimento e socialização. O importante é que sejam brinquedos seguros para ele não se machucar (cuidado com objetos pontiagudos, novelos, pecinhas miúdas que ele possa engolir ou se asfixiar).


Castração é essencial


A castração traz muitos benefícios para a vida do pet. Aumenta a expectativa de vida, elimina os cios e a reprodução indesejada, reduz a probabilidade de doenças no sistema reprodutor e ainda torna o comportamento do felino mais amistoso com outros pets e humanos. Com a castração, eles podem parecer mais preguiçosos, por isso é muito importante uma alimentação adequada para evitar que ganhem peso. O tutor deve consultar um médico-veterinário para saber qual o momento certo de castrar.


Gatos também gostam de carinho e atenção


Gatos não são todos iguais e possuem diferentes necessidades de interação e atenção. Por natureza são animais independentes, o que não significa que não gostem de carinho e de estar perto das pessoas. Cada animal tem seu temperamento e sua forma de se relacionar, e cada relação é única e especial.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade