Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Adoção consciente!

Confira dicas para quem quer adotar um cachorro

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
26 nov 2018 às 17:33
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Adotar um animal de estimação é uma atitude nobre e o sonho de muita gente que quer um companheiro em casa. Porém, infelizmente ainda existe uma alta taxa de abandono dos animais que são adotados o que, além de mau trato contra o animal, também configura crime. Por isso, quem pretende adotar precisa estar ciente de que esse é um compromisso para muitos anos - em geral, os cães têm uma expectativa média de vida de 12 anos.


O novo dono precisa considerar que os cães podem demorar de um a seis meses para se adaptarem à nova casa, podendo ser tímidos e introvertidos no início, em certos casos devido ao passado de abandono e violência que sofreram antes da adoção. Eles podem ainda latir em excesso, chorar, fazer as suas necessidades fora do espaço planejado, subir para a cama dos donos ou estragar móveis e objetos, principalmente os machos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Assim, a PROTESTE, associação de consumidores, oferece dicas essenciais para quem quer adotar um cãozinho. O adestramento pode ocorrer em qualquer idade:

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja as 'eminhas':

Presidente Lula posta vídeo com filhotes de ema do Palácio da Alvorada

Imagem de destaque
Participe!

Feira de adoção de pets em Londrina acontece neste sábado

Imagem de destaque
Pesa em média 30 kg

Técnicos do IAT devolvem à natureza sucuri com 1,6 metro em Umuarama

Imagem de destaque
Sem indiciados

Justiça arquiva inquérito sobre a morte do cão Joca


Adestrar o filhote pode ser positivo para estabelecer limites desde cedo, mas também o comportamento do cão adulto depende do tipo de condicionamento que recebeu. No entanto, vale ressaltar que corrigir não é bater, brigar, mas educá-lo. Se a disciplina precisa ser mais forte em algum momento, o ideal é consultar um especialista. Todo cão é reabilitável, mas essa tarefa pode ser mais complexa do que se imagina.

Publicidade


Que cão escolher?


Segundo a PROTESTE, o adotante deve optar pelo que se adaptar melhor ao seu temperamento e estilo de vida:

Publicidade


Jovem: para estudantes ou recém-formados no início da carreira, são preferíveis cães capazes de passar mais tempo sozinhos em casa e de praticar atividades desportivas ao fim do dia ou ao fim de semana.


Família com criança: filhos pequenos precisam de cães dóceis, de média estatura, sociáveis e pacientes. É preciso ter cuidado, porque os cães pequenos podem mais facilmente machucar o bebê durante uma brincadeira.

Idoso: para quem está na melhor idade, o melhor é optar por um cão dócil, fácil de lidar, de pequeno porte, que não o puxe facilmente e goste de pequenos passeios. Ele deve ter uma energia média, mas não tão baixa, para que possa acompanhar o ritmo de vida do dono.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo