Notícias

Como as mudanças de estação influenciam na troca de pelo nos pets

16 set 2021 às 19:18

A primavera está chegando e se você tem pet em casa, já deve ter percebido que aumentou a queda de pelo dos animais. Cães e gatos fazem duas trocas sazonais. Elas deveriam ocorrer na primavera e no outono, mas devido ao clima tropical do país e estações do ano não tão definidas, os pets podem perder pelo o ano todo. Mas há um aumento nos meses de abril e maio, e setembro e outubro.


Nas trocas sazonais, o pet não apresentará falhas ou coceiras, pois conforme o pelo velho vai caindo, o pelo novo já vai substituindo os espaços. No entanto, é preciso ficar atento caso a queda de pelo excessiva seja por outros motivos. Dentre eles: estresse, desnutrição ou alimentação inadequada, infecções na pele, sarna e doenças sistêmicas. Nesses casos, o animal apresentará falha na pelagem e um veterinário deve ser procurado.


Quando a troca é sazonal, no caso dos cães, banhos semanais e escovações diárias podem ajudar. Já para os gatos, a escovação é uma boa opção. O hábito que pode ser adotado o ano todo, visto que gatos podem derrubar mais pelo e, como são autolimpantes, a escovação pode evitar as bolas de pelo.


Os cachorros possuem diferentes tipos de pelagem e isso também interfere no processo, tanto em relação ao comprimento, como também espessura e função. Raças de pelo curto, geralmente, perdem muitos pelos, porque o pelo amadurece e chega ao seu tamanho total mais rápido.


As raças de pelo longo e que precisam ser tosadas regularmente são as que menos apresentam queda, pois têm pelo de crescimento contínuo. Como, por exemplo, Poodle, Lhasa Apso, Shih Tzu, entre outros.


Sabendo que a troca é sazonal fica mais fácil se preparar para a época e garantir o bem-estar do pet e a organização da casa. (Com informações de Pet Care e Petz).


*Sob supervisão de Fernanda Circhia

Continue lendo