Os famosos cães surfistas Parafina, Maya e Bono se encontraram no pódio do Surf Dog Festival, realizado neste sábado (27) na praia de Miami, em Natal (RN).
Parafina, que mora em Santos (SP) e é vice-campeão mundial na Califórnia, ficou em primeiro lugar na categoria Veteranos, seguido pela bicampeã mundial Maya, do Espírito Santo; e Bono, do Rio, pentacampeão mundial. Havia quatro concorrentes e todos foram na prancha com o tutor.
"Eu e Parafina conseguimos pegar duas boas ondas que nos permitiram estar nesse lugar do pódio", disse Augusto Martins, tutor do cachorro.
Leia mais:
Em Londrina, escoteiros promovem campanha de doação de ração e produtos pet
Guarda de pets pós-divórcio: o que diz a legislação brasileira?
Votação vai escolher os nomes das lontras do Refúgio Bela Vista na Itaipu Binacional
Como lidar com luto animal no Dia de Finados: a importância de honrar a memória de pets
A quarta colocada foi Cacau, filha de Bono, que fez sua estreia nos campeonatos e é promessa no esporte. "Foi tudo bem natural. Aos três meses de idade ela começou a ir para a praia quando eu ia surfar com o Bono e já queria subir na prancha. No início era difícil segurar a pequena", diz Ivan Moreira, empresário e tutor.
Já a categoria Iniciantes teve 22 inscrições. Os vencedores foram Nutella, Moqueca -recém adotada pela família Bono- e Vibe.
Prática comum nos Estados Unidos, com campeonatos periódicos, o Surf Dog tem conquistado brasileiros.
A competição é segura para os pets. A prancha é preparada com uma borracha especial para evitar que escorreguem e todos usam coletes salva-vidas. Integrantes da Associação de Surf e Body Board da Praia de Areia Preta e Miami deram suporte dentro da água, e havia de plantão uma equipe do veterinário Tarcísio Barreto, referência em ortopedia e neurocirurgia.
Esse foi a segunda edição do evento no estado -a primeira foi em 2017. A competição em Natal teve patrocínio da Ativa Náutica e realização do Programa PetZoo.
"Trazer uma competição como essa, ainda pouco conhecida pelos norte-rio-grandenses e de repente ver uma movimentação significativa na praia, é uma sensação incrível de que sim, deu certo", afirma Jacqueline Cordeiro, organizadora do Surf Dog Festival.