Nesta terça-feira (04) às 09h57min, o Corpo de Bombeiros em Maringá recebeu um chamado de uma idosa pedindo auxílio para o resgate de seu papagaio de estimação, que estava no alto de uma árvore na Rua Tunas localizada no Parque das Laranjeiras, em Maringá.
Por se tratar de animal silvestre, conforme legislação vigente, a Polícia Ambiental foi acionada para verificação do caso. Entretanto, considerando o contexto e a disponibilidade de viaturas naquela região, uma vez que ordinariamente às 9h as viaturas do Corpo de Bombeiros são deslocadas para teste de prontidão (verificação de freios, estabilidade, aquecimento de motores, testagem de equipamentos, teste de rádios, entre outras funções), o comboio chegou até o endereço.
Para o resgate do animal silvestre, foi aplicada a plataforma mecânica de salvamento e o caminhão de combate a incêndio e resgate, totalizando uma guarnição de 4 bombeiros militares, acompanhados dos demais bombeiros militares e viaturas que estavam no teste de prontidão. Ao mesmo tempo, a Polícia Ambiental verificou que se tratava de um papagaio sem registro no IBAMA, realizando as condutas pertinentes.
Leia mais:
Tutores relatam melhora na saúde de pets após tratamento com Cannabis medicinal
Em Londrina, escoteiros promovem campanha de doação de ração e produtos pet
Guarda de pets pós-divórcio: o que diz a legislação brasileira?
Votação vai escolher os nomes das lontras do Refúgio Bela Vista na Itaipu Binacional
É indispensável de que proprietários de animais, em especial os de aves, cumpram as cautelas necessárias para evitar o voo inesperado, ainda que o Corpo de Bombeiros contribua no atendimento desses resgates não emergenciais, nem sempre o desfecho é o esperado.