A alimentação é um dos fatores mais importantes para manter os cães e gatos saudáveis, já que é por meio dela que os animais adquirem os nutrientes necessários para manter o funcionamento correto do organismo. É recomendado consultar um médico veterinário antes de iniciar a alimentação do seu pet, pois existem particularidades de acordo com idade e porte físico, por exemplo. Mas, de maneira geral, é possível observar alguns pontos na ração oferecida para garantir que a pele e o pelo dos animais fiquem mais bonitos e saudáveis. Pensando nisso, a Hill's Pet Nutrition listou alguns pontos importantes para serem observados.
Ômega 3 e Ômega 6: são gorduras que auxiliam na hidratação da pele e formam uma espécie de filme de proteção. A presença delas na ração garante que o animal fique com a pele bem hidratada e ajuda na prevenção de infecções. O Ômega 6, especificamente, é essencial em todas as fases da vida do pet.
Proteína: A pelagem é constituída principalmente de proteína, 30% do que os cães consomem desse nutriente vai para a produção de pelos. Garantir esse nutriente faz com que a pelagem fique mais saudável e, consequentemente, muito mais bonita.
Leia mais:
Tutores relatam melhora na saúde de pets após tratamento com Cannabis medicinal
Em Londrina, escoteiros promovem campanha de doação de ração e produtos pet
Guarda de pets pós-divórcio: o que diz a legislação brasileira?
Votação vai escolher os nomes das lontras do Refúgio Bela Vista na Itaipu Binacional
Aminoácidos: esses são os componentes da proteína e alguns deles s!ao responsáveis pela coloração escura dos pelos. Animais desnutridos com pelo preto, por exemplo, podem ficar com a aparência mais avermelhada pela falta de alguns aminoácidos.
Vitaminas: são essenciais para garantir a boa aparência da pelagem dos pets, pois garantem a formação de camadas da pele. A vitamina E também é bastante famosa por sua capacidade antioxidante, que protege a pele do animal dos radicais livres.
Minerais: são nutrientes-chave para qualidade da pelagem, sendo que o zinco e o cobre são os principais. Na pele, o zinco é utilizado para produção de ácidos graxos, modulação imunológica, reação inflamatória e cicatrização de feridas. Já o cobre ajuda a manter a pele do animal hidratada e colorida.