A saúde das articulações é um ponto essencial do bem-estar dos gatos, mas nem sempre é possível saber se tudo está bem, uma vez que esses animais tendem a ocultar os sinais de desconforto.
"Os tutores devem ficar atentos a mudanças de comportamento que podem indicar problemas de saúde, como reclusão, perda de apetite e alterações nos padrões de higiene.
Sintomas mais específicos, incluindo claudicação, ou seja, alguma mudança na forma de caminhar e inchaço das patas, também merecem atenção e podem ser indícios de problemas articulares", explica a médica-veterinária Suzana Melo, da Pearson Saúde Animal.
Leia mais:
Ação humana, e não mudança do clima, levou à extinção de espécies de cangurus há 40 mil anos
Ameaçada de extinção, mais uma arara-azul-de-lear nasce em São Paulo
Miss Araucária perde título após jogar bombinhas em gatos
Saiba como gansos, cavalos e outros animais ajudam o serviço público brasileiro
Problemas de articulação nas patas de gatos podem surgir devido a artrite, artrose, fraturas, sobrepeso, predisposição genética e desgaste natural, entre outras causas. Essas questões podem deteriorar a mobilidade e o conforto dos felinos ao longo do tempo se não forem tratadas adequadamente.
A mais comum é a osteoartrite ou, como é popularmente conhecida, a artrose, condição que se agrava de forma progressiva e não possui cura.
O diagnóstico precoce é fundamental para a qualidade de vida dos animais. Seus sintomas são caracterizados pela deterioração da cartilagem, estrutura responsável por impedir que os ossos encostem uns nos outros, levando ao desgaste, além de prejudicar também os ligamentos.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: