Assim como nossos corações, os pets invadiram nossas casas. Cada vez mais os animaizinhos de estimação fazem parte da rotina de milhões de brasileiros. Hoje, mesmo que a pessoas não tenha um quintal grande em casa, é possível ter um pet. Por isso, é importante que a decoração dos cômodos seja pensada de acordo com o bem-estar e segurança dos nossos companheiros.
De acordo com um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 62% das casas do Brasil têm pelo menos um cachorro ou gato como morador. Essa porcentagem equivale a 40,4 milhões de residências espalhadas por todas as regiões. Esses novos números confirmam a tendência de que cada vez mais pessoas e famílias buscam um animal de estimação para companhia, dar e receber afeto e atenção
Segurança em primeiro lugar
Para quem mora em residências com com janelas altas do chão ou apartamentos, é de extrema importância se atentar para as telas de proteção. Apesar de não ser um item exatamente de decoração, o uso das telas é imprescindível quando se tem um cão ou gato em casa.
Leia mais:
Em Londrina, escoteiros promovem campanha de doação de ração e produtos pet
Guarda de pets pós-divórcio: o que diz a legislação brasileira?
Votação vai escolher os nomes das lontras do Refúgio Bela Vista na Itaipu Binacional
Como lidar com luto animal no Dia de Finados: a importância de honrar a memória de pets
Necessidades
Todo o animalzinho de estimação, assim como nós, precisa de um local para satisfazer suas necessidades fisiológicas. Durante a reforma ou decoração do ambiente é preciso considerar espaços específicos para o descanso, alimentação e necessidades fisiológicas dos pets. Para facilitar o acesso à essas áreas, passagens adaptadas podem ser instaladas nas portas.
Atenção ao escolher o piso
A escolha do piso é um ponto que traz benefícios ao animal e pode até facilitar o trabalho do dono. Isso porque o piso precisará ser limpo com frequência na presença do bichinho. O porcelanato aparece como o tipo de revestimento que atende os mais variados estilos de decoração e podem ser limpos com facilidade. Se o animal ainda não faz suas necessidades no tapetinho higiênico ou caixa de areia, os pisos de madeira e laminado não são a melhor escolha, pois o material sofre com os arranhões, deteriora com a acidez da urina e limita o processo de limpeza. Vale lembrar que se você possui um animal com pelos longos e mora em regiões quentes do país, opte pelos pisos mais frios, pois eles vão ajudar a manter o ambiente e o animal mais frescos.
Hora da diversão
Se o animal passa muito tempo sozinho em casa, é muito importante investir em brinquedos para pets. Assim, o animal poderá passar mais tempo distraído e não irá acumular muito stress durante o dia. As opções de brinquedos no mercado são infinitas e, além de entreter o bichinho, ainda ajudam a não comprometer a decoração.
Casinhas para pets
Se você mora em apartamentos ou se o animal de estimação da família dorme dentro de casa, não há necessidade de incluir a estrutura de uma casinha completa para os pets na decoração. Basta utilizar alguma caminha ou estruturas estofadas em algum cantinho da residência. Para quem tem uma boa área externa e pretende construir um espaço só para o cachorro, um ótimo material é o pistão, que propicia uma limpeza facilitada e permite que o ambiente fique mais arejado.
Protegendo as paredes
Muitos animais gostam de esfregar o corpo nas paredes da casa. Para não danificar a pintura do local, o mercado oferece inúmeras opções de tintas acrílicas laváveis e que facilitam a faxina. As versões de vinil podem ser facilmente higienizadas com um pano úmido.
Móveis e decoração
Em casa, os animais de estimação podem estragar a decoração da casa. Sendo assim, aconselha-se que o dono utilize estantes fechadas em casa, pois não haverá o risco do pet danificar objetos da decoração e provocar acidentes. No caso de gatos, que adoram subir nos móveis, a marcenaria pode ser pensada para proporcionar um maior grau de dificuldade nessa escalada. Quanto às cadeiras estofadas e sofás, a impermeabilização ou blindagem do tecido é uma grande aliada para evitar manchas e arranhões. Indica-se que as cortinas sejam persianas de rolo. Já no caso dos tapetes, a sugestão é escolher um modelo produzido com fibras sintéticas de vinil e poliéster, que são laváveis e apresentam a trama totalmente fechada.