Pouco a pouco a o Coritiba vai se preparando para o início de 2013. Se de um lado o trabalho é intenso dos atletas, não é diferente para a comissão técnica. O técnico Marquinhos Santos avalia os primeiros dias de trabalho e já projeta algumas situações para a estreia no estadual, que acontece domingo, diante do Operário.
"Tenho falado isso com o Glydiston, com a comissão, que a gente vai entrar no Paranaense, nas primeiras rodadas, com a perna pesada, sentindo o desgaste da pré-temporada. Digo até que os dois ou três primeiros jogos estaremos em pré-temporada, respeitando os adversários, mas com uma carga ainda para que possamos aguentar o ano inteiro", lembra o treinador.
Ainda nesta semana, o Coritiba deve realizar mais dois treinamentos com características de jogo, e o treinador aproveita para fazer observações na equipe e Marquinhos deve aproveitar para fazer últimas observações, já que ele é quem deve dirigir a equipe desde a primeira rodada. "Tomamos a decisão de retornar a Curitiba e em função de eu já estar lá, então não tem necessidade de dividr o grupo e eu já devo comandar a equipe desde a primeira partida", revela.
Quem também pode aparecer desde o início é o goleiro Vanderlei. "Conversei bastante com o Pracidelli (preparador de goleiros), e ele acha interessante até para o Vanderei pegar ritmo. Sabemos que a posição de goleiro é uma posição individual e é importante que ele ganhe ritmo, então existe uma tendência de que o Vanderlei possa começar jogando desde início como titular", antecipa.
E o trabalho também segue intenso nessa reta final antes da estreia, e já nesta semana Marquinhos deve aproveitar para seguir observando as possibilidades, embora já tenha tirado algumas coisas boas dos últimos treinamentos. "Procuramos trabalhar mais o setor defensivo e a transição para o meio de campo. Temos um leque de opções ofensivas que abriram esse ano, o Arthur tendo um comportamento tático, o Ruidiaz evoluindo, colocamos o Rafael Silva e o Rafhael Lucas para observar também", diz.