Wellington Moreira

O bom liderado

26 mai 2010 às 16:58

Desenvolver habilidades de liderança tornou-se questão de sobrevivência para profissionais de inúmeras áreas, contudo pouco se fala a respeito da relevância de todos também sermos bons liderados.

É claro que o crescimento sustentável das organizações passa pela constante formação de seus líderes, mas não se pode esquecer que um líder competente só conquista resultados extraordinários quando conta com profissionais capazes e comprometidos no time que conduz. Em suma, há muitas pessoas desenvolvendo habilidades para guiarem outros seres humanos quando também deveriam empreitar igual disposição para serem fiéis seguidores.


Se você almeja um cargo ou posição de liderança num futuro próximo, a grande dica é: seja um bom liderado hoje. Mas, como ser um bom soldado organizacional?


Primeiramente, é essencial incluir em sua atuação cotidiana duas palavras pouco apreciadas no dialeto corporativo: humildade e obediência. Os liderados atuais tendem a ser muito resistentes àquilo que vai contra sua visão de trabalho, quando antes deveriam dirigir esforços para compreender porque seus gestores os orientaram a agir desta ou daquela forma. No entanto, não confunda humildade e obediência com subserviência. É desejável que as pessoas sejam críticas e apresentem seus pontos de vista, mas reconheçam que há uma – necessária – hierarquia a ser respeitada.


Guiar-se pelo espírito de excelência é outra medida bastante lúcida. Os profissionais que procuram fazer tudo da melhor forma possível e não se contentam com resultados apenas satisfatórios, são imprescindíveis às companhias. Como dizia o escritor norte-americano William Arthur Ward, "o preço da excelência é a disciplina, enquanto que o custo da mediocridade é a decepção."


Um bom liderado também é aquele que possui comprometimento pessoal em qualquer tarefa ou atividade. Uma coisa que aprendi com o passar dos anos é que alguém pouco comprometido num cargo de menor expressão geralmente conserva igual atitude quando precisa assumir grandes responsabilidades. Por isto, dedique-se com afinco àquilo que faz, mesmo que seu trabalho não seja valorizado atualmente. Alguém perceberá que você é especial, mesmo que este alguém seja de outra empresa.


Sim, o bom liderado também é alguém paciente. Numa sociedade frenética todos anseiam resultados de curtíssimo prazo, mas o amadurecimento profissional não ocorre de uma hora para outra. Carreiras consistentes são construídas com temperança, equilíbrio e foco, isto é, leva tempo.


E por fim, evite praticar o esporte predileto do trabalhador brasileiro: falar mal do seu chefe, sobretudo quando ele(a) não está presente. Em vez disto, construa um relacionamento franco que possibilite conversarem abertamente sobre condutas que precisam ser mudadas. Algumas pessoas que conheço adotaram esta postura e passaram a ser conselheiros diretos de seus gestores.

O liderado dedicado, competente e respeitoso no dia de hoje geralmente é a mesma pessoa que amanhã será o líder por quem todos se sentirão inspirados.



**************************************************************Clique Aqui para ver outros ARTIGOS!
**************************************************************Conheça a CAPUT CONSULTORIA


Continue lendo