A maioria dos candidatos a uma vaga de estágio e trainee está reprovando a quantidade de exigências que as empresas fazem para contratá-los. É o que revela recente levantamento realizado pela Page Talent, consultoria especializada em recrutamento de estagiários e trainees. O levantamento foi realizado em outubro deste ano com 600 jovens, de 18 a 26 anos, e procurou saber deles se as exigências que as empresas fazem para selecioná-los estão de acordo com o momento de vida desse profissional.
A grande maioria (62%) acredita que a exigência não está alinhada ao momento profissional que vive, e que seria muito difícil encontrar estudantes com tamanha experiência e conhecimento, por estarem na fase inicial da carreira.
"É natural que os jovens, por mais que se sintam preparados, pensem que a exigência é muito grande para seu atual momento profissional. Eles nunca trabalharam antes, nunca tiveram vivência com o mundo corporativo e a descrição dos job descriptions às vezes assusta", avalia Manoela Costa, gerente executiva da Page Talent no Brasil.
Leia mais:
Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina
Como você tem convidado os seus líderes para os treinamentos?
O que fazer quando problemas pessoais afetam o desempenho das lideranças
Seus líderes sabem falar e escrever bem o português?
Algumas empresas realmente fazem uma grande exigência, tanto comportamental quanto técnica, de seus estagiários. Mas o que os candidatos precisam ter em mente é que a maioria das empresas avalia sim o conhecimento técnico, mas o que é mais levado em consideração é o potencial de aprendizado e o perfil comportamental dos candidatos, completa Manoela.
Outros 30% acham que as exigências fazem sentido para o seu atual momento de vida profissional e se sentem preparados para assumir os desafios. E há ainda 8% que acreditam que as exigências estão de acordo com seu atual momento, mas ainda não se sentem preparados.
Veja outros artigos sobre o assunto: