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Formação

Os três eixos de competência que líderes precisam desenvolver

Equipe Caput
29 jun 2016 às 09:03

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Se a sua empresa quer formar bons líderes tem que focar o desenvolvimento deles nos três eixos de competências que precisam ser alocados para que um trabalho de gestão organizacional alcance bons resultados.

Infelizmente, muitas companhias não se dão conta disso e acabam formando "líderes pela metade". Isto é, pessoas que detêm habilidades numa ou duas dimensões da liderança e ignoram que seu papel também passa por outra(s) seara(s).

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Para você entender cada um desses três eixos, preparamos um resumo do que eles são na prática e o que a sua empresa pode fazer para que os gestores internos desenvolvam tais capacidades. Confira:

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Autoliderança

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Para aprender a conduzir outras pessoas, é importante que você ajude os líderes da companhia a cuidarem direito deles mesmos antes de qualquer coisa. Muitas vezes, a resistência de uma equipe de trabalho àquele que a chefia vem da incapacidade da pessoa de unir seu discurso pomposo à prática. Por isso, vale a pena a sua organização investir em testes de autoconhecimento, avaliações psicológicas e de personalidade – como o MBTI – que auxiliem os líderes a entender porque eles se comportam dessa ou daquela forma. Módulos de treinamento voltados à melhoria da eficácia individual também cabem dentro desse eixo, como é o caso de Gestão do Tempo.


Liderança de outras pessoas

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Dentro desse eixo, a sua empresa procurará desenvolver habilidades que façam com que os gestores aprendam a influenciar outras pessoas e extrair o melhor delas. Ou seja, é aqui que entram cursos sobre Liderança Situacional, Gestão de Conflitos, Negociação, Feedback e Comunicação Eficaz, por exemplo. E é claro, quaisquer ações de aprendizagem que possibilitem a eles se tornarem líderes inspiradores para as pessoas que os seguem.


Liderança do negócio

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Líderes só se transformam em verdadeiros executivos quando realmente aprendem como a empresa em que trabalham ganha dinheiro, entendem as necessidades dos clientes-alvo e conseguem antecipar movimentos estratégicos que melhorem a competitividade do negócio como um todo. Mais: utilizam esse tipo de conhecimento para tomar decisões nos momentos difíceis e se revelam hábeis agentes de mudanças. Portanto, quando vocês programam cursos de Gestão de Crises, Foco no Cliente e/ou Visão Estratégica para eles, entre outros, estão amadurecendo a capacidade dos seus gestores em liderarem o negócio.



Ao falarmos de módulos de capacitação não queremos dizer que as companhias só conseguirão trabalhar esses eixos de competência por meio de treinamentos em sala de aula. É possível, também, desenvolver tais dimensões utilizando outras ferramentas de aprendizagem, como trechos de filmes, estímulo à leitura, rodas de conversa, estudos de casos e projetos que exijam novos comportamentos no desempenho do próprio trabalho.


É preciso levar em conta, ainda, que supervisores, gerentes ou diretores da sua empresa poderão ter necessidades muito peculiares, demandando uma ênfase maior neste ou naquele eixo. De qualquer forma, geralmente as organizações começam o trabalho de formação desenvolvendo autoliderança e só depois começam a focar os esforços de aprendizagem na liderança de pessoas e do negócio.

Você tem trabalhado os três eixos de competências com os líderes da sua empresa?


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