Você, que já nos acompanha neste espaço há algum tempo, sabe que nosso objetivo, com o conteúdo do blog, é ajudar empresas a formarem e desenvolverem líderes. Por isso, hoje, vamos falar de um processo muito eficaz para descobrir, por exemplo, quais profissionais estão mais aptos a exercerem cargos de liderança, se vale a pena ou não promover determinado colaborador, como identificar a melhor pessoa para ocupar uma função estratégica, ou ajudar um executivo a se desenvolver.
Tudo isso é feito por meio de uma avaliação técnica e comportamental chamada Assessment, na qual várias metodologias e técnicas podem ser utilizadas dependendo das necessidades que sua companhia tem, ou seja, daquilo que ela precisa identificar nas pessoas avaliadas.
Contudo, é importante lembrar que o processo como um todo é feito com base em observação e percepção, o que requer um avaliador experiente. Aquela velha história: levando em conta que o ser humano é extremamente complexo, não podemos dizer que tal percepção será correta sempre.
As técnicas de aplicação de Assessment basicamente resumem-se em: observação, entrevista, questionários, dinâmicas e testes individuais ou em grupo. Agora, vamos lhe apresentar, de forma bem resumida, cinco conhecidas ferramentas que a sua empresa pode utilizar dentro de um Programa de Desenvolvimento de Líderes:
Insights Discovery
Insights Discovery é uma ferramenta usada para análise de perfil individual e grupal baseada num modelo que permite a compreensão de si mesmo, interação entre as pessoas e a dinâmica interna das equipes e organizações. É ideal para que cada colaborador compreenda sua própria personalidade, desenvolva habilidades interpessoais, aperfeiçoe a comunicação e crie melhores relacionamentos pessoais e profissionais. A avaliação usa um modelo de quatro cores para entender as preferências originais de um indivíduo, que são medidas com base nas respostas de um questionário online. O resultado do teste oferece informações específicas sobre pontos fortes e fraquezas dos profissionais, estilo de comunicação e o valor que cada um tem para a equipe. Por isso, tal ferramenta é indicada para empresas que buscam promover o autoconhecimento dos seus funcionários, desenvolver equipes, estimular o exercício de habilidades interpessoais, orientar carreiras, gerir conflitos ou mudanças.
DISC
DISC é um instrumento de análise comportamental que permite, através da observação de pessoas, determinar padrões de comportamento e ajudá-las a discutir sobre suas diferenças. Por meio dessa ferramenta é analisado um conjunto de comportamentos que podem ser descritos ou agrupados por: dominância, influência, estabilidade e conformidade. Ela é muito utilizada para melhorar a comunicação e a produtividade do trabalho individual e em equipe. A avaliação é feita através de uma série de perguntas que produzem um relatório detalhado sobre a personalidade e comportamento dos participantes.
MBTI
O MBTI é baseado na teoria de Jung sobre os tipos psicológicos que identificam as diferenças entre as pessoas. Por meio da ferramenta é possível melhorar o autoconhecimento e o entendimento do outro, a relação e a colaboração. E os benefícios para a empresa são o aumento dos resultados e da produtividade. O MBTI é utilizado em coaching personalizado, formação e desenvolvimento de equipes, relação interpessoal e comunicação eficaz, e no desenvolvimento de gestores.
PI
O Predictive Index (PI) é um teste de autoavaliação que visa apontar os comportamentos mais fortes de cada colaborador ou potencial líder de uma organização. Muitas empresas fazem uso dele ainda durante o processo de contratação, para ajudar a determinar se o candidato é certo para o emprego. Também é usado para a resolução de conflitos, promoção e melhoria da satisfação no trabalho. Os resultados dão uma visão muito específica da personalidade de cada participante.
Avaliação 360 graus
Além dos testes psicológicos ou de perfil, outra ferramenta muito eficaz em processos de Assessment é a Avaliação 360 graus. Bastante conhecida e aplicada em grandes empresas, é um instrumento pelo qual o colaborador recebe feedbacks simultâneos dos seus pares, superiores, subordinados, clientes internos e externos, além de fazer uma autoavaliação. Tudo isso é levantado por meio de um questionário específico, que visa descrever comportamentos e competências considerados essenciais pela organização. É um método eficaz para descobrir a percepção que todas as pessoas que interagem com você têm do seu trabalho. Ao final do processo, a empresa deve indicar as possibilidades de melhoria no desempenho dos profissionais e estes, por sua vez, criam um plano de ação para alcançar tais resultados.
Você deve ter percebido que os processos de Assessment podem ser úteis numa série de situações. Por meio deles, as companhias têm a chance de melhorar os processos de seleção de profissionais, identificar potenciais lideranças, avaliar ou revisar planos de sucessão, recomendar líderes que podem ser redirecionados na função, avaliar executivos durante processos de fusão ou aquisição de empresas, medir o clima organizacional, criar planos de carreira.
Não é raro, após aplicarem tais testes ou avaliações, as empresas descobrirem que alguns dos seus profissionais estão em funções inadequadas e poderiam ter um melhor desempenho em outras posições. Os resultados dos testes tornam possível para as organizações alinharem os seus principais desafios ao potencial dos colaboradores e criar um sistema de gestão por competências, com cobranças mais direcionadas ao perfil de cada profissional. Consequentemente, os resultados serão melhores e mais eficientes.
Já aplicou algum deles com suas lideranças?
***Fontes para publicação do post: Planarh, SLAC, ABRH-SP, ECR Consultoria.