Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

O Pensamento Estratégico

Flávio Moura
28 mar 2012 às 09:24

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nos últimos anos, várias empresas cresceram extraordinariamente, enquanto outras estacionaram ou fracassaram. Algumas dessas companhias detectaram oportunidades, gerando mudanças, outras deixaram o tempo passar e não visionaram o futuro.

Precisamos entender que o desempenho obtido em dada empresa depende de quais ações são adotadas por ela e, principalmente, da percepção que seus gestores possuem acerca das oportunidades. É por isto que os principais líderes não podem se envolver totalmente na operação do dia a dia para apagar incêndios e perderem a capacidade de acompanhar continuamente as mudanças que ocorrem no ambiente externo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além disto, para elaborarmos um bom planejamento estratégico, que já faz parte das melhores práticas organizacionais, precisamos desenvolver a capacidade de pensar estrategicamente. Não podemos analisar os dados do passado sem olhar para o futuro, tampouco deixar de ter competência e visão nesse ambiente de constante transformação.

Leia mais:

Imagem de destaque

Novas perspectivas de análise com o Balanced Scorecard

Imagem de destaque

O Elefante Branco das Organizações

Imagem de destaque

Não Basta Fazer Mais do Mesmo, é Preciso Evoluir

Imagem de destaque

A Desorganização Brasileira para o Mundial de 2014


É provável que nenhuma empresa tenha previsto no seu planejamento estratégico a recente crise econômica mundial, mas aquelas mais flexíveis, detectaram, analisaram e atenderam necessidades que surgiram em virtude desses problemas econômicos.

Publicidade


O pensamento estratégico destina-se justamente à compreensão das relações entre os contextos internos e externos da empresa, suas ações, seu desempenho e não pode ser um exercício executado uma vez ao ano, mas sim uma constante na organização e na vida dos seus gestores. Portanto, deve estar enraizado na cultura, nas rotinas e na estrutura organizacional, caso contrário o planejamento estratégico poderá ficar condicionado apenas à alocação de recursos e seremos pouco flexíveis em caso de necessidade.


O argumento de que "as coisas estão acontecendo rápido demais para se pensar em estratégia" é, em muitos casos, uma desculpa para a ausência do pensamento estratégico. É necessário que exista uma consistência de comportamento ao longo do tempo, inclusive no desenvolvimento de equipes que gerem resultados dentro dos mesmos princípios.


É muito importante que os gestores entendam que as ações serão muito mais consistentes se existir uma maturidade estratégica na organização e que isso é uma questão de sobrevivência diante do ambiente competitivo no qual suas companhias atuam.


Não podemos deixar nossos planos de lado diante dos primeiros problemas e de uma cultura organizacional ultrapassada. É preciso ter uma visão clara do futuro e dos caminhos a serem seguidos.


Veja outros artigos sobre o assunto:

Caput Consultoria e Treinamento
(43) 3029-5000 - Londrina/PR
www.caputconsultoria.com.br


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo