A 13ª edição da Eurocopa, a segunda maior competição entre nações, terá início dia 7 de junho e será disputada na Áustria e na Suíça, em cenários deslumbrantes.
Os suíços abrem a competição contra a República Tcheca no estádio Saint Jakob Park, em partida válida pelo Grupo A, que tem como favorita a forte seleção portuguesa.
Portugal, atual vice-campeão do torneio, apoia-se no técnico brasileiro Luiz Felipe Scolari, e conta, entre seus jogadores, com Cristiano Ronaldo, considerado um dos maiores craques da atualidade.
Pelo Grupo B, o mais forte dos times parece ser o da Alemanha, atual terceiro colocado na Copa do Mundo, mas que acumula três títulos do torneio, sendo, portanto, a seleção que mais vezes venceu o campeonato até agora.
O Grupo C é o mais competitivo. A chave conta com três seleções que já conquistaram a Eurocopa: a Holanda, em 1988, a Itália, em 1968, e a França, em 1984 e 2000. As três seleções do Grupo C estão entre as grandes favoritas para levar o título deste ano, mas o problema é que apenas duas se classificam para a próxima fase, ou seja, uma potência do futebol europeu ficará fora logo no início da competição.
A última chave do torneio tem como favorita a poderosa Espanha, que conta, no ataque, com David Villa e Fernando Torres, artilheiros do Valencia e Liverpool, respectivamente.
Para tentar surpreender os espanhóis, a Grécia, atual campeã da competição, tem como principal arma a experiência do treinador alemão Otto Rehhagel.
A Europa promete atrair todos os olhares entre os dias 7 e 29 de junho, ainda mais que os locais de treinamento (veja foto) e de apresentação parecem-se a inesquecíveis cartões postais.