Suricatos são mamíferos da família dos mangustos. Vivem em bandos, formados geralmente por 5 a 30 membros. São tão sociáveis que "topam" dividir suas tocas com esquilos e mangustos. Por outro lado, defendem ferozmente suas tocas de bandos rivais. O lugar onde vivem, no entanto, é uma das mais inóspitas do planeta: o desolador deserto de Kalahari, no sul da África.
São pequenos (medem apenas 30 centímetros de altura), mas muito valentes, mostrando-se capazes até de matar cobras. Atrás de comida - escorpiões (suricatos são imunes ao seu veneno), besouros, aranhas, centopéias, miriápodes, minhocas, grilos, pequenos mamíferos, pequenos répteis, pássaros, ovos, tubérculos e raízes - mudam de área várias vezes por ano.
O macho e a fêmea líderes do grupo têm a maioria das crias, ninhadas que variam de 2 a 5 filhotes. Solidários entre si, suricatos adultos revezam-se na tarefa de cuidar dos filhotes enquanto a mães se alimentam.
Mais uma curiosidade: os suricatos usam sua pele escura para se aquecer e, por isso, são chamados de "painel solar do mundo animal".