Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Há 225 milhões de anos

Diversificação de dinossauros teria ocorrido no Triássico

France Presse
31 dez 1969 às 21:33

Compartilhar notícia

Reprodução da cabeça de um Tiranossauro Rex - AFP
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

PARIS - Uma equipe de cientistas, coordenada por Graeme Lloyd, da Universidade de Bristol (oeste da Inglaterra), reexaminou a hipótese corrente de que os dinossauros tiveram sua maior diversificação, como outras várias espécies, na última parte do Cretáceo, entre 125 e 80 milhões de anos atrás.

Esse período foi particularmente favorável à vida na Terra, com a explosão de espécies de plantas com flores, insetos, mamíferos e pássaros.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o novo estudo, publicado no "Proceedings of the Royal Society", os dinossauros não esperaram pelo final do Cretáceo para se diversificar.

Leia mais:

Imagem de destaque

Por que são 7 os dias e 12 os meses?

Imagem de destaque
Conta a lenda

Descobrir o vidro deveu-se ao acaso

Imagem de destaque
Espetáculo assustador

Geleira argentina rompe-se pela 1ª vez no inverno austral

Imagem de destaque

Força de um lado, impossível do outro


Os pesquisadores analisaram mais de 450 espécies de dinossauros, cerca de 70% das espécies conhecidas até hoje, e criaram uma "superárvore" genealógica, onde uma primeira diversificação em massa ocorreu bem mais cedo, no final do Triássico, entre 225 e 200 milhões de anos atrás.

Publicidade


Uma segunda fase de diversificação, menos importante, teria ocorrido em meados da Era Jurássica, entre 170 e 160 milhões de anos atrás.


A abundância de fósseis encontrada no Cretáceo levou os paleontólogos a privilegiar a "revolução" do Cretáceo como um período-chave para a diversificação dos dinossauros, destaca o novo estudo.

O Cretáceo (145-65 milhões de anos), com seu clima quente, é considerado um excepcional período de reorganização e modernização dos ecossistemas. Essa mesma época marcou o desaparecimento dos dinossauros, geralmente associado ao impacto de um meteoro gigante no que hoje é Yucatán (México).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo