A Feira Sabores do Paraná, pela primeira vez em Apucarana (Norte do Estado), abre nesta sexta-feira (27) em dois pavilhões do Parque de Exposições. Até domingo (29), serão vendidos cerca de 600 itens de 40 agroindústrias familiares do Paraná. Esta é a última edição da feira, promovida pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, neste ano. "Temos certeza que os visitantes vão se surpreender com os sabores e a diversidade dos produtos", adiantou Abdel Naser, coordenador do Programa de Agroindústria Familiar – Fábrica do Agricultor.
De acordo com Naser, 22% das agroindústrias estão participando pela primeira vez de uma edição estadual do Programa. "O incentivo à agroindustrialização é a meta da Fábrica do Agricultor. Estamos satisfeitos com o número de produtores que procuram o programa para agregar valor aos seus produtos. A feira é uma oportunidade única para o pequeno agricultor demonstrar, divulgar e comercializar os produtos."
Produtores das regiões de Londrina, Maringá, Apucarana, Cornélio Procópio, Guarapuava, litoral e Região Metropolitana de Curitiba colocam à disposição do consumidor queijo frescal; embutidos, defumados e salames de avestruz; doces, geléias e conservas; frutas cristalizadas; biscoitos caseiros; temperos, condimentos e molhos; vinhos e licores.
Novidade
O produtor Alcides Favaretto, de Apucarana, participa do programa há quatro anos, mas esta é a primeira vez que integra uma edição estadual da Feira Sabores do Paraná. Ele produz variados molhos de pimenta; temperos; vinagre aromatizado; além de batatinha, cebolinha, alho, e polpa de manga em conservas, próprios para aperitivo.
Entre as novidades que levará para a feira estão o "ume", prato típico da culinária japonesa, e a groselha em conserva. "A groselha é curtida no sal e é excelente como aperitivo", garante Favaretto, que cultiva a fruta em sua propriedade. Mas entre todos os produtos o que mais vende, segundo ele, é o sal grosso temperado com ervas finas para churrasco, vendido em pacotes de um quilo.
Apesar de participar da feira pela primeira vez, o agroempreendedor, que conta com a ajuda da família e de três funcionários, disse que seus produtos podem ser encontrados em cerca de 600 pontos de vendas de 54 municípiosdas regiões Norte e Central do Estado.
A Feira fica aberta nesta sexta-feira (27) das 10h às 22h, e no sábado (28) e domingo (29), das 12h às 18h. A entrada é gratuita.