Rota Gastronômica

Oktoberfest tem variedade gastronômica

12 nov 2010 às 11:27

A 23º edição da Oktoberfest de Rolândia, começa nesta sexta-feira (8) e destaca a cultura alemã com suas músicas, danças, trajes, culinária, desfiles, concursos e, principalmente, muito chope. Um dos aspectos mais importantes de um país são suas tradições gastronômicas, não há como falar do Brasil sem passar pela feijoada e caipirinha. A Oktoberfest não vai apenas falar sobre a comida alemã, vai conquistar seu paladar!

Os pratos típicos das terras germânicas, que serão servidos no restaurante central com capacidade para cinco mil pessoas, são o Eisbein (joelho de porco) servido com chucrute (repolho azedo), salsichão, purê de batatas, arroz e doce de maçã; Kassler (costelas suínas defumadas) acompanhado com purê de batatas, chucrute, arroz e doce de maçã; meio Marreco de forno recheado combinado com purê de batatas, arroz, repolho roxo e pepino; e Wurst (salsicha bock) que vem com purê de batatas, arroz, chucrute e doce de maça.


Também serão servidas duas opções de pratos brasileiros: Chuleta e Frango Assado, sendo o primeiro acompanhado de arroz, maionese, pães e salada de tomates com cebola e o segundo servido com arroz, maionese e pães. O Restaurante Central terá um espaço de inspiração alemã para lanches mais rápidos e práticos. Os pratos serão servidos a partir das 18 horas nos dias de semana e o chope deve segurar os visitantes até depois da meia-noite. Nos fins de semana e feriado, o restaurante abre às 11 horas e servirá comida durante todo o dia.


Cozinheira oficial da Oktoberfest de Rolândia e responsável pelo restaurante central, Ada dos Reis Jorge participa da Oktoberfest desde a primeira edição. "São receitas que aprendi com uma senhora alemã há muito tempo atrás e dei uns toques especiais", conta Ada. Ela também diz que o prato preferido do público é o Eisbein: "É o nosso carro-chefe, com certeza é o que mais sai". E para acompanhar todas as receitas, será servida toda a variedade de bebidas da Ambev, que participa pela primeira vez da Oktoberfest.

Dona Ana, como Ada dos Reis é conhecida, adianta que para este ano, o Restaurante Oktoberfest será ampliado e climatizado, oferecendo mais conforto. "Com a ampliação temos três mil lugares e estimo que vamos servir cerca de dez mil pessoas nos dias de maior movimento", calcula a cozinheira. A banda "Meninos de Ouro" irá animar o local com músicas tipicamente alemãs durante os almoços e jantares nos 10 dias do evento, que termina no dia 17 de outubro.


Continue lendo