Os londrinenses terão um mês para experimentar o "cafezinho nosso de cada dia", em suas mais variadas versões, durante o 1º Fest Café - Circuito Gastronômico do Café. O festival teve início nesta semana e continua até o próximo dia 8 de setembro. Neste período, 16 estabelecimentos da cidade servirão pratos, bebidas e sobremesas especiais, criados com o grão especialmente para a ocasião.
O evento de gastronomia é uma iniciativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e conta com o apoio do Sebrae/PR, do Projeto Rota do Café, da Universidade Norte do Paraná (Unopar), do Centro Universitário Filadélfia (Unifil) e de outras entidades. A intenção dos idealizadores do festival é resgatar a história e a identidade de Londrina, que prosperou graças à cultura do café.
O 1º Fest Café oferece um cardápio variado para todos os gostos: pizza de carne-seca com café, frango agridoce ao molho de café, risoto expresso de lombinho e queijo coalho, dual da Rota (bebida feita com calda de caramelo, suco de laranja e café expresso), rondeli com recheio de ricota, damasco e nozes ao molho de café, filé mignon ao molho de café, ravioli de banana e parmesão ao toque de café, salmão salsa café, gelato de café, entre outros.
Para Arnaldo Falanca, presidente executivo da Abrasel, o festival evidencia a Rota do Café, um projeto que criou uma cadeia produtiva em torno de um produto que está em destaque no mundo todo. "Estamos potencializando os atributos do café e recuperando a tradição e a história do norte do Paraná", diz.
Para ele, o 1º Fest Café é uma forma de despertar a criatividade dos chefes de cozinha e dos futuros gastrônomos de Londrina, já que duas universidades também participam do festival promovendo oficinas, que serão abertas ao público para disseminar receitas de pratos confeccionados à base de café. "O evento é um grande desafio e, ao mesmo tempo, é uma forma de conscientizar os empresários de Londrina sobre a necessidade de tirar proveito do símbolo da cidade para melhorar os negócios dos empresários da região. Esse é apenas o primeiro passo. A intenção da Abrasel e do Sebrae/PR é tornar Londrina um destino gastronômico. Temos um produto para isso e podemos aproveitá-lo melhor", afirma.
Participam do Fest Café: