Curitiba recebe, entre os dias 9 e 13 de julho, na região que vai do Largo da Ordem até o Paço da Liberdade, a primeira edição do Festival de Inverno do Centro Histórico. Participam do evento 14 empresas, que irão oferecer atrações culturais, artísticas e gastronômicas a preços populares.
Segundo o presidente da Rede Empresarial do Centro Histórico, Fernando Portela, que é também proprietário do restaurante Oriente Árabe, o objetivo é tornar a localidade novamente uma referência para as famílias curitibanas e os turistas. "Esse é o terceiro evento que a gente realiza enquanto rede, com a proposta de revitalizar o centro histórico, antes um ponto degradado da cidade", contou.
A rede foi formalizada há um ano e quatro meses, com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Além de bares e restaurantes, inclui casas de artesanato, salão de beleza e bicicletaria.
De acordo com a consultora do Sebrae-PR Walderes Bello, a ideia é que os comerciantes trabalhem de forma mais coletiva, para valorizar mais os espaços e, assim, atrair mais visitantes, inclusive durante a realização da Copa do Mundo de 2014. "A gente trabalhou com planejamento estratégico e eles definiram algumas ações que seriam importantes para dar visibilidade à região. Uma delas foi o festival", explicou.
Atrações - Entre as atividades previstas está uma feira gastronômica, programada para terça-feira (9), no calçadão do Largo da Ordem. O preço sugerido é de R$ 12. Na ocasião, os pratos típicos do inverno poderão ser harmonizados com cerveja.
O cardápio inclui: Feijoada alemã, do Bar do Alemão; Bebidas quentes, da Bicicletaria Cultural; Caldinho de feijão e canjica, com cachaça cortesia, do Brasileirinho; Quirera lapiana, da Casa Lilás; Risoto de pinhão e cordeiro, do Jeito Mineiro; Pinhão com bacon, do Jokers Pub; Nhoque a la nonna, da Nonna Giovanna; Sopa árabe, do Oriente Árabe; Petiscos, do Tubas; e o Festival do chocolate, com bombons, bolos e biscoitos, da Padaria América.
Durante a realização do festival, o Senac irá oferecer palestras na área gastronômica, cada dia com um tema diferente.
A programação do evento também conta com atrações musicais gratuitas, contação de histórias, exposição de cerâmica, ciclo de palestras e cursos de artesanato e pintura. Haverá ainda uma colônia de férias para crianças de 5 a 10 anos, ao custo de R$ 50.
Além do Sebrae-PR e do Sistema Fecomércio Sesc Senac, o Festival de Inverno acontece com apoio de diversos órgãos da prefeitura, como o Instituto de Turismo, a Regional Matriz e a Fundação Cultural de Curitiba. Mais informações, bem como a programação completa, estão disponíveis na página https://www.facebook.com/CentroHistoricoCuritiba