Começa nesta terça-feira (9) e vai até sábado (13), em Curitiba, a primeira edição do Festival de Inverno do Centro Histórico. A programação inclui eventos relacionados à arte, cultura e gastronomia e acontece na região que se estende do Largo da Ordem até a Rua Riachuelo e o Paço da Liberdade.
O festival é uma iniciativa da Rede Empresarial do Centro Histórico e conta com o apoio da Prefeitura de Curitiba – por meio do Instituto Municipal de Turismo (Ctur) –, do Sebrae e do Sistema Fecomércio. Segundo o presidente da rede, Fernando Portela, que é também proprietário do restaurante Oriente Árabe, o objetivo é tornar a localidade novamente uma referência para as famílias curitibanas e os turistas. "Esse é o terceiro evento que a gente realiza enquanto rede, com a proposta de revitalizar o centro histórico, antes um ponto degradado da cidade", contou.
A rede foi formalizada há um ano e quatro meses, com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Além de bares e restaurantes, inclui casas de artesanato, salão de beleza e bicicletaria.
Atrações - Cada um dos estabelecimentos envolvidos no festival vai oferecer uma programação cultural ou gastronômica diferente. Na noite de hoje, haverá uma feira gastronômica no calçadão do Largo da Ordem, com atrações musicais. Os pratos elaborados para a ocasião custarão R$ 12.
O cardápio inclui: Feijoada alemã, do Bar do Alemão; Bebidas quentes, da Bicicletaria Cultural; Caldinho de feijão e canjica, com cachaça cortesia, do Brasileirinho; Quirera lapiana, da Casa Lilás; Risoto de pinhão e cordeiro, do Jeito Mineiro; Pinhão com bacon, do Jokers Pub; Nhoque a la nonna, da Nonna Giovanna; Sopa árabe, do Oriente Árabe; Petiscos, do Tubas; e o Festival do chocolate, com bombons, bolos e biscoitos, da Padaria América.
A programação do evento também conta com atrações musicais gratuitas, contação de histórias, exposição de cerâmica, ciclo de palestras e cursos de artesanato e pintura. Haverá ainda uma colônia de férias para crianças de 5 a 10 anos, ao custo de R$ 50. Mais informações estão disponíveis na página http://www.centrohistoricodecuritiba.com.br