A comunidade do patrimônio Usina Três Bocas promove neste sábado e domingo (dias 14 e 15) a 12ª Festa da Mandioca. No primeiro dia o destaque fica por conta do evento técnico "Adequação Ambiental das Propriedades Rurais", que vai discutir, a partir das 14h, diversos pontos ligados à agricultura familiar, em especial legislação ambiental, que prevê a preservação da mata ciliar e da reserva legal.
Depois, às 20h, as atividades prosseguem com a realização da Santa Missa, e com a peça de teatro "A Saga dos Mandioqueiros", que aborda a história da cultura de mandioca na Usina Três Bocas. O espetáculo, que foi idealizado e será produzido pelos próprios membros da comunidade é o diferencial deste ano. A apresentação tem início às 21h.
Já no segundo dia do evento, começam as festas com comidas e barracas típicas, shows musicais, apresentações artísticas e um grande almoço, sempre com a maioria dos alimentos feitos a partir da mandioca. O cardápio para este ano é sopa de mandioca; carne de porco; farofa; arroz; tutu de feijão; salada; nhoque; vaca atolada e "Catarina", que é uma lasanha produzida à base de mandioca. A sobremesa será o brigadeiro de mandioca, inventado pela comunidade na 10ª edição do encontro.
De acordo com a organizadora da festa, Joelma Aparecida de Souza Carvalho, os convites para o almoço, que ocorre das 11h às 15h, custam R$ 13 por pessoa e já podem ser adquiridos, antecipadamente, pelo telefone (43) 9945-5613. "Os interessados podem ligar e fazer a reserva. Quem preferir pode comprar o convite na hora do evento", informou. A organizadora ainda relatou que o dinheiro arrecadado com o almoço será revertido para reformas na capela São Sebastião.
A coordenadora ainda falou que, além do tradicional almoço, a 12ª edição do evento vai disponibilizar diferentes alimentos feitos de mandioca para a venda. "Os comerciantes vão vender torta, pudim, bolo, pão, biscoito, entre outros produtos. Então esperamos que os cidadãos compareçam e prestigiem esse evento rural de qualidade de Londrina", disse. A expectativa é que cerca de 700 pessoas passem pelo local no dia da festa.
O diretor de Desenvolvimento Rural da Secretaria Municipal de Agricultura, Jeferson Costa Hernandez, destacou a importância da programação do encontro rural. "É legal porque mostra para todos as potencialidades de produção de Londrina, divulgando e valorizando os produtos, no caso a mandioca, bem como é fundamental para os produtores estarem se atualizando nos temas que permeiam a agricultura familiar, o que será discutido na palestra técnica", comentou.
A 12ª Festa da Mandioca faz parte do projeto Festas Rurais, patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), com apoio da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento. A organização é da comunidade do patrimônio Usina Três Bocas.