Uma população de cerca de 15 mil nordestinos e descendentes vive no Norte do Paraná, o que dá uma medida do sucesso obtido pela festa temática realizada anualmente em Londrina para divulgar a cultura popular daquela região do País.
A 14ª edição da Festa Nordestina começa nesta sexta-feira (04) e prossegue até 7 de setembro no Museu de Arte, reunindo shows, exposição de artesanato, peça de teatro e uma grande variedade de comidas típicas. A maioria das atividades ocorrerá ao ar livre, sob os arcos e no pátio da instituição. O local fica na rua Sergipe, 640 – região central, e a entrada é gratuita. (Confira a programação cultural do evento).
Na sexta as atividades começam às 18h. De sábado a segunda, terão início a partir de meio-dia, com as barracas servindo tapioca, acarajé, caldo de mocotó, carne de sol, baião de dois, bobó de camarão e outros pratos típicos. A principal atração musical é a dupla de repentistas emboladores Peneira & Sonhador, um de Pernambuco e outro de Alagoas, que se apresentarão todos os dias.
A primeira edição foi realizada em 1996 quando o produtor cultural Raimundo Maia Campos Junior, mais conhecido como Ceará, chegou a Londrina. Segundo ele, na época eram promovidos eventos em alusão a vários povos, como japoneses, alemães, italianos e outros. Contudo, faltava uma que privilegiasse a riqueza da cultura nordestina.
A 14ª Festa Nordestina faz parte da programação dos 75 anos de Londrina.