Rota Gastronômica

Festa do pêssego em Irati

31 dez 1969 às 21:33

A 30ª edição da Festa do Pêssego de Irati vai acontecer dias 5, 6 e 7 de dezembro no Parque Aquático e de Exposições Santa Terezinha. O tradicional evento da fruticultura e gastronomia do município ocorre sempre no primeiro final de semana daquele mês, reunindo produtores, empresários, artesãos e muito público. Paralelamente à Festa do Pêssego 2008, será realizada a 18ª Festa do Borrego (cordeiro) no Rolete, o prato típico de Irati, que atrai apreciadores de todo o Paraná. Também será realizada a 8ª Feira de Sabores, numa parceria da Prefeitura de Irati com Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento.

A produção de pêssego para 2008 em Irati chega a 250 toneladas. Desse total, cerca de 10 toneladas serão destinadas para comercialização na Festa. A maior parte da produção já está comercializada com a Cooperativa do Morango do Paraná, de São José dos Pinhais, que abastece os mercados do Sul e Sudeste do País. A Secretaria Municipal de Agricultura intermediou contato entre os fruticultores e a cooperativa, disponibilizando técnicos para acompanhar as negociações que levassem a um bom acordo em relação a valores pagos e prazo de pagamento.


Para minimizar os custos de quem produz frutas no município, a Prefeitura de Irati também oferece e leva as caixas para o fruticultor, que é treinado com técnicas de padronização do fruto e acondicionamento do mesmo na embalagem. Após os pêssegos estarem dispostos em suas embalagens, a prefeitura apanha a produção na propriedade e leva até a cooperativa.


O município de Irati tem hoje 80 fruticultores sendo 25 produtores de pêssego. A área de produção aproximada hoje é de 25 hectares, mas a Secretaria Municipal de Agricultura trabalha com a intensificação do apoio técnico junto ao produtor e há a projeção de ampliação da área para 50 hectares, que começariam a produzir no espaço de dois anos.


As variedades de pêssego mais cultivadas no município são a jubileu e esmeralda, que podem também virar doces, compotas e outros subprodutos, e chimarrita, chiripá, eldorado, ouro e marli, consideradas "de mesa", ou seja específicas para consumo in natura.


Evento técnico


Este ano a Festa do Pêssego vai começar mais cedo para os fruticultores. No dia 3 de dezembro, um evento técnico promovido em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Secretaria da Agricultura, Emater e Secretaria Municipal de Agricultura, vai marcar o lançamento da festa. Neste evento será promovida a capacitação em pós-colheita do pêssego e da ameixa para produtores rurais e técnicos da área.


O seminário vai abordar questões referentes à padronização, classificação, embalagem, mercado, qualidade e segurança na produção, pós-colheita em ameixa Reubinel, manejo de doenças pós-colheita e manejo das câmaras frias. O evento vai durar o dia todo e será realizado na Associação dos Funcionários Públicos Municipais.


Festa do Borrego


A comissão encarregada de servir o borrego no rolete estima que serão servidas aproximadamente 1.500 refeições somando o almoço e o jantar de sábado, dia 06, e o almoço de domingo, dia 07. O restaurante volta para o Pavilhão de Exposições João Wasilewski, que será dividido para comportar a praça de alimentação e os estandes dos negócios e oportunidades. Para acompanhar o prato principal haverá saladas da época, maionese, farofa, arroz branco e à grega e batata com ervas finas. Como ocorre todos os anos, o excelente repertório musical de Virgílio e Cia vai estar presente no restaurante do Borrego no Rolete.


Outro atrativo e uma novidade que não havia nas edições anteriores da Festa do Borrego, é que um dos acompanhamentos será o pierogue (prato típico à base de massa e recheio de ricota - especialidade das culinárias Polonesa e Ucraniana. Além das bebidas convencionais, a organização irá ter à disposição cerveja caseira para os apreciadores. Em 2007, no almoço do domingo, mais de 70% do público era de turistas, constatou a organização. Os bilhetes para o borrego no rolete este ano serão vendidos antecipadamente a R$ 17 e nos dias do evento a R$ 20. Mais informações pelo telefone (42) 8405 5535.

Empresários e expositores interessados em participar da Festa do Pêssego este ano para apresentar seus produtos ou serviços, já podem adquirir os espaços destinados à mostra de oportunidades e negócios. Haverá estandes internos no pavilhão João Wasilewski e áreas ao ar livre, no Parque Aquático. Os telefones para contato são (42) 9974 2799 e 8417 1616, com Rodrigo Jenczmionki, (42) 9133 1986, com Thiago Marochi e (42) 9941 1948, com Julio César Dias. Mais informações podem ser obtidas na Personarte, à rua Zeferino Bittencourt, 508, pelo telefone (42) 3422 9110 ou pelo e-mail festadogadelha@hotmail.com.


Continue lendo