Começou ontem (14) a Feira Mundo Gastronômico 2014, em Curitiba. Durante a abertura, dezenas de profissionais e amantes da culinária se reuniram no Expo Renault Barigui para apreciar as novidades do setor e, em especial, as singularidades da gastronomia local paranaense. A abertura do evento, que esse ano, tem como tema a "Regionalização na Gastronomia", contou com palestras, debates e pratos típicos já no primeiro dia.
No Espaço Gourmet, o evento recebeu dezenas de convidados e apresentou o painel "Como sobreviver à crise", com o jornalista da Folha de São Paulo e crítico de gastronomia, Josimar Melo, além de proprietários de restaurantes locais. Seguido pela palestra "Gastronomia e regionalização", com Gabriela Carvalho, Celso Freire e Eva dos Santos.
No Lounge Bom Gourmet, que recebeu o coquetel de abertura da feira, os convidados experimentaram cinco pratos típicos de cada região do Paraná: porco no rolete, barreado, leitão maturado, virado de feijão tropeiro com quirera e tomate recheado com cabrito. Os pratos apresentados evidenciaram o sucesso na escolha, já que o público lotou o local para apreciar os preparos. "Estamos trabalhando com a gastronomia das regiões paranaenses de acordo com o Programa de Regionalização do Turismo que o Ministério do Turismo criou, no qual os municípios são incentivados a desenvolver um trabalho conjunto de estruturação e promoção, valorizando as peculiaridades locais", explica a presidente da Paraná Turismo, Juliana Vosnika.
Outro destaque na abertura do evento foi o lançamento da carreta de confeitaria fina do Senac-PR. A nova unidade móvel atenderá, especificamente, à área de confeitaria, com cursos sobre preparos de doces e decoração de bolos, entre outros atrativos. Durante a feira, a nova carreta abrigará palestras e workshops relacionados à área. Na parte da tarde de ontem o público ainda pôde conferir na carreta os workshops "Sorvetes artesanais gourmet" e "Naked Cake – Conceito diferenciado no preparo de bolo".
Durante a programação da feira, que acontecerá até o dia 16 de agosto, diversos especialistas, chefs e professores de gastronomia apresentarão receitas clássicas reapresentadas em uma versão contemporânea, além das palestras e painéis de debates. As inscrições para as atividades são gratuitas e podem ser feitas no local durante o evento. O visitante poderá, ainda, desfrutar do Festival Gastronômico, que acontecerá, simultaneamente, nos mesmos dias e horários do evento, e visitar dezenas estandes com exposições de equipamentos, tecnologias, louças, insumos, bebidas e serviços.