Rota Gastronômica

Café colonial na Oktoberfest

18 out 2010 às 11:11

Entre 8 e 17 de outubro, Rolândia promove a 23º Oktoberfest, na Vila Germânica. A festa contará com músicas, danças, trajes, culinária, desfiles, concursos e 40 mil litros de chope. Dentre as atrações gastronômicas, o Café Colonial será uma apetitosa tradição europeia, que deixará os visitantes da Oktoberfest com água na boca. O espaço do Café Colonial promete trazer para os visitantes o espírito germânico de fazer essa refeição vespertina.

A confeitaria será coordenada pela Associação Oktoberfest sob o comando de Célia Alves Thamm, que explica a importância cultural da refeição: "Os alemães e descendentes cobram bastante a presença do Café; afinal, essa refeição faz parte da tradição e dos costumes deles. Na Alemanha se almoça cedo, já pensando no café da tarde". A decoração, que encantou na edição passada, será incrementada com um toque germânico mais rústico, para dar a sensação de que se foi para outro continente por algumas horas.


Outro ponto importante na fidelidade é a fartura. Famílias e grupos de amigos encontrarão um ambiente agradável repleto de receitas alemãs de doces, bolos, tortas, bolachas, tábua de frios, geléias, patês, pães, bebidas e o famoso apfelstrudel com chantilly. Célia antecipa, "Esse ano, vamos experimentar um novo modelo de servir. Faremos a ‘Mesa de Bolos’ com tudo à disposição para que o visitante possa se servir à vontade". O self-service será por peso e vai atender muito bem aqueles querem apenas experimentar um pedacinho de cada ou aqueles que vão ficar sem jantar por se esbaldar com strudel de maçã e bolo de nozes, os preferidos no Café.


Para os mais jovens, a opção é uma tábua de frios com um bom chope gelado. "Muita gente vem para passar a tarde aqui com os amigos bebendo um chope e beliscando os frios", comenta Célia. Todos os embutidos e queijos são caseiros e feitos especialmente para Oktoberfest, por isso quem quiser levar para casa poderá comprá-los para viagem. Não somente os frios, como os bolos, o apfelstrudel e outras guloseimas podem ser embalados para levar.

Haverá uma bancada de bolachas caseiras e pães de mel prontinhos para dar de presente ou se presentear mais tarde. "Pessoas de fora, principalmente de Londrina, vêm, comem e gostam tanto que querem levar para casa. Afinal, não se encontra essas receitas tradicionais alemãs por aí. Um bolo feito manualmente, com todo carinho e atenção é completamente diferente dos outros", explica a confeiteira. As expectativas são boas, finaliza ela, "ano passado estava muito bom, muita gente adorou e nessa Oktoberfest, estamos esperando que cerca de 5 mil pessoas passem por aqui".


Continue lendo