Rota Gastronômica

7.ª Feira do Morango de Araucária

31 dez 1969 às 21:33

O Mercado Municipal de Araucária, que funciona há cerca de dois meses, realiza neste fim de semana, a 7.ª Feira Especial do Morango. Trata-se do primeiro evento promovido no novo espaço, que tem 1.276 metros quadrados de área construída e que fica às margens da Rodovia do Xisto (BR-476).

De acordo com a organização da Feira do Morango, dez produtores orgânicos e dois convencionais vão participar do evento. Eles esperam a venda de cerca de 1,5 tonelada de morangos. "Nossos produtores estão sentindo a receptividade do mercado e aderindo ao cultivo orgânico da fruta. A tendência é que, dentro de alguns anos, Araucária se torne um dos maiores produtores de morango do Estado", destaca o secretário municipal de Agricultura, João Batista Marinho. O município conta com 100 pequenos produtores, que geram receita de R$ 7,5 milhões.


Além da fruta in natura, os visitantes terão à disposição geléia, polpa congelada, iogurte, sorvete, torta, licor, frapê, fondue, bombom e espetinho. Durante a feira haverá atividades paralelas, como recreação infantil e shows com artistas locais. A 7.ª Feira Especial do Morango será realizada nos dias 14, 15 e 16 de novembro.


Estrutura - Segundo o diretor de abastecimento do Mercado Municipal de Araucária, Carlos Riquelme de Macedo, em dois meses de funcionamento, cerca de 5 mil pessoas já passaram pelo estabelecimento. "Boa parte dos 20 boxes estão ocupados. Os demais devem ser licitados até o fim do ano, junto com o restaurante e a lanchonete. Temos mais de 20 pessoas interessadas nessas unidades", conta.


No local, estão sendo vendidos diversos itens nas áreas de açougue, peixaria, massas, cereais, hortifrutigranjeiros e embalagens, além de produtos orgânicos produzidos no próprio município.


A unidade também abriga o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e conta com um Armazém da Família onde são vendidos mais de 200 produtos de primeira necessidade para as famílias com renda até três salários mínimos, com valores até 30% menores do que nos mercados tradicionais. "Nesta fase inicial dos trabalhos contabilizamos 130 toneladas de produtos comercializados, gerando uma receita de R$ 330 mil para o município", destaca Macedo. A prefeitura também está buscando parcerias para a realização de cursos de culinária e gastronomia na cozinha industrial instalada no local.

Serviço:
Mercado Municipal de Araucária funciona na Rua Casemira Schimanski, 67 – Centro. Informações: (41) 3901-5421.


Continue lendo