Modo de preparo
Em uma panela, misture o abacaxi com o açúcar e ½ xícara (chá) de água (100 ml). Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por 8 minutos. Coloque em uma peneira e retire o excesso de calda apertando com as costas de uma colher. Deixe esfriar.
Misture o conteúdo das embalagens de quindim com o suco de abacaxi, o abacaxi cozido e o coco ralado. Despeje em uma forma (22 cm de diâmetro) untada com manteiga e polvilhada com açúcar. Asse em banho-maria em forno pré-aquecido (200ºC) por cerca de 1 hora, ou até que, espetando um palito no centro do quindão, ele saia úmido e limpo.
Prepare a decoração:
Coloque as fatias de abacaxi em uma assadeira, polvilhe o açúcar por cima e leve ao forno por 15 minutos, ou até que as fatias de abacaxi fiquem levemente douradas. Retire do forno e coloque cada fatia sobre um aro redondo. Aperte as fatias com os dedos para que entrem no aro e fiquem no formato de uma flor. Deixe esfriar.
Corte as cidras com a ajuda de um cortador de biscoitos em formato de folha.
Quando o quindão estiver pronto, leve à geladeira. Desenforme gelado, decore com as "flores de abacaxi" e com as cerejas faça o "miolo das flores". Finalize enfeitando com as "folhas" de cidra e sirva em seguida.
Dicas:
- Se as cidras forem muito grossas, corte-as e utilize a parte da casca, que é mais verde, para fazer folhas mais delicadas.
- Se não tiver cortador em formato de folha, corte a cidra com ajuda de uma faquinha afiada.
- Para fazer o banho-maria, utilize água aquecida. Coloque a forma sobre uma assadeira e cubra com água até a metade da altura da forma, tomando cuidado para que a água não entre em contato com o quindão.
*Receita cedida pela Fleischmann
Fleischmann/ Banco de imagens