Modo de preparo
Pré- aqueça o forno a 120 ºC.
Forre um tabuleiro com papel vegetal e no centro desenhe um círculo com cerca de 20 cm. Bata as claras juntamente com uma pitada de sal até começarem a formar picos. Adicione o açúcar de forma gradual e bata durante alguns minutos até obter um merengue bem firme e brilhante. O merengue estará no ponto quando esfregar um pouco entre os dedos e já não sentir os grãos de açúcar. Adicione o vinagre e o amido de milho e bata mais um pouco para envolver.
Coloque uma ponta em forma de estrela num saco de pasteleiro e encha este com o merengue. Vá formando pequenos ninhos de merengue usando como referência o círculo desenhado, até formar uma coroa com ninhos de merengue. Leve ao forno durante 2 horas. Terminado o tempo, deixe a pavlova arrefecer dentro do forno durante pelo menos 1 hora. Retire do forno e coloque em cada ninho 1 colher de sobremesa de iogurte grego natural. Sobre o iogurte coloque fios de ovos a gosto e decore com amêndoas de chocolate.
Fios de ovos
Passe as gemas por uma peneira delicadamente e transfira para o funil próprio para se fazer fios de ovos. Faça uma calda com o açúcar e a água cozinhando os dois em fogo brando em uma panela bem larga até obter o ponto de pérola (ou ponto de fio).
Segure o funil sobre a panela e, fazendo movimentos circulares sobre a calda, deixe cair um tanto de gemas e espere formar os fios de ovos sobre a calda. Retire os fios de ovos com um garfo e coloque-os em uma peneira grande colocada sobre uma vasilha. Vá fazendo isso até terminarem todas as gemas.
Jogue a calda por cima da peneira com os fios de ovos e acrescente um pouco de água para diluir e esfriar a calda. Ponha os fios de ovos nessa calda e a baunilha. Mexa delicadamente e deixe de molho por 2 horas para pegar o sabor da baunilha. Escorra antes de utilizar os fios de ovos.