Modo de preparo
Retire a carne moída da geladeira e deixe em temperatura ambiente enquanto prepara os outros ingredientes - ela não pode estar gelada na hora de ir para a panela. Leve um pouco mais de 1 xícara (chá) de água ao fogo baixo para ferver.
Descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave, seque e corte o pimentão ao meio; descarte as sementes e corte cada metade em cubos de cerca de 1 cm.
Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 2 colheres (sopa) de azeite e acrescente a carne - espalhe bem no fundo da panela para dourar melhor. Polvilhe com a farinha de trigo e deixe dourar, mexendo de vez em quando com a espátula para soltar os pedaços de carne (se sua panela for pequena, doure a carne em duas etapas).
Transfira a carne dourada para uma tigela e mantenha a panela em fogo médio. Regue com o azeite restante, junte a cebola e o pimentão, tempere com uma pitada sal e refogue por cerca de 3 minutos. Acrescente o alho, o louro e mexa por mais 1 minuto para perfumar.
Adicione o extrato de tomate e misture bem. Regue com a cerveja preta aos poucos, raspando bem o fundo da panela com a espátula para dissolver os queimadinhos - eles dão sabor extra ao molho. Junte 1 xícara (chá) da água fervente, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até ferver.
Volte a carne dourada para a panela e misture bem. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos até o molho encorpar - o álcool da cerveja vai evaporar. Enquanto isso, lave, seque e fatie fino a parte verde da cebolinha.
Desligue o fogo, misture a cebolinha fatiada e sirva a seguir. A carne fica uma delícia acompanhada de palitos de mandioca assada.