Modo de preparo
- Comece preparando a beterraba: é só levá-las ao forno, a 200 graus, em uma forma fechada com papel alumínio, por uns 45 minutos. A casca da beterraba vai sair sozinha e você vai cortá-la em cubinhos de mais ou menos 0,5 cm.
- Leve a cebola picadinha para fritar no azeite. Na verdade, você só vai suar a cebola, deixando translúcida, coisa de 1 minutinho fritando. Adicione a beterraba picada e frite mais um pouco. Logo depois, faça o mesmo com o arroz.
- Assim que o arroz estiver esbranquiçado, é hora de acrescentar o vermute. A panela vai chiar, o cheirinho bom vai subir. É a certeza de que você está indo bem. É só baixar o fogo e mexer. Você pode acrescentar as raspas de limão, o dill e a pimenta rosa aqui.
- Assim que o vermute secar, adicione, sem parar de mexer, uma concha de caldo de legumes. Não pare de mexer em nenhum momento, senão vai grudar. A receita é fácil e essa é a única exigência!
- Só adicione outra concha de caldo quando a anterior tiver secado. Aos poucos, o arroz vai perdendo o amido e criando um creme que é o melhor do risoto.
- O risoto estará pronto assim que o arroz estiver al dente, ou seja, um pouco resistente ao ser mastigado. É só desligar o fogo, adicionar a colher de manteiga e mexer, até ela agregar bem.
- Sirva com uma colherada generosa de coalhada e um pouquinho de salsinha picada.