Modo de preparo
Comece lavando bem os figos para retirar o leite que escorre, corte um pouco o cabinho e faça um corte em cruz do outro lado para facilitar a retirada da pele. Tire a pele fina que envolve o figo para ficar mais gostoso e macio. Fure todos os figos com um garfo para a caldinha penetrar. Coloque os figos para ferverem por 30 minutos. Em seguida deixe escorrer bem. Reserve.
Faça a calda com 1 e 1/2 litro de água e 1 kg de açúcar e deixe ferver por 5 minutos.
Depois acrescente os figos e deixe ferver em fogo médio aproximadamente 70 minutos, até a calda engrossar e os figos ficarem macios. Se você quiser conservar seu doce por mais tempo, é só colocar em vidros lavados e esterilizados com água fervente e com tampas metálicas que vedem bem.
Acomode os figos dentro dos vidros e cubra-os totalmente com a calda. Se a calda não chegar a cobri-los, complete com água com açúcar. Mas não deixe a calda encostar na tampa. Feche bem os vidros. Em seguida, coloque-os numa panela funda, cubra-os totalmente com água e leve ao fogo para ferver. Abaixe o fogo e deixe mais uns 15 minutinhos. Deixe esfriar totalmente dentro dessa água. Seque os vidros e guarde-os em local fresco por até 3 meses.