Se você acredita que não tem a "mão boa" para preparar o pão em casa, saiba que acertar ou não na receita não é uma questão apenas de habilidade. Uma série de fatores pode interferir em seu resultado, como a temperatura do forno, a maneira de sovar a massa e a escolha da melhor farinha. Então, confira as dicas que selecionamos para você, arregace as mangas e prepare um pão caseiro incrível!
Cuidado com os ingredientes
É importante que o fermento biológico seja de boa qualidade. Quanto mais novo e fresco, melhor para o crescimento do pão.
O mesmo vale para a farinha de trigo. As melhores são as vendidas em embalagens de papel, que permitem a oxigenação do produto.
Crescimento sob medida
Quanto mais tempo a massa é sovada (amassada), mais glúten é formado. Essa substância tem relação direta com ação do fermento, ou seja, com o crescimento da massa. Por isso, você deve sová-la por, no mínimo, 15 minutos.
Depois de sovar, é preciso deixá-la crescer em um ambiente que tenha temperatura favorável. Em dias quentes, basta envolver a massa em um plástico e deixá-la descansar. Porém, nos dias frios, o crescimento é mais lento. Neste caso, uma dica é acender o forno antes, deixá-lo aquecer e, então, desligar o fogo. Quando a temperatura no interior do forno estiver morna, deve-se colocar a massa lá dentro, coberta por um pano de prato, e deixá-la crescer. Para umidificar o local, você pode borrifar um pouquinho de água na superfície. Feito isso, é preciso esperar até que a massa dobre de tamanho, o que leva aproximadamente 45 minutos.
Assando com capricho
Deixe o forno em temperatura média (entre 200 ºC e 230 ºC), pois, quando o fogo está muito alto, o pão queima por fora e fica cru por dentro. Para saber o ponto ideal, a casca deve apresentar cor castanho-dourada.
Para que o fundo do pão não fique queimado, use duas assadeiras: coloque uma dentro da outra para formar uma barreira maior de alumínio.
Um toque de sabor
Para deixar seu pão caseiro ainda mais gostoso, polvilhe a superfície com queijo parmesão ralado, gergelim, orégano ou alecrim. Fica delicioso! (Fonte: Sadia)