Entre diversas opções na hora de comprar uma bebida, qual é a melhor decisão? Na busca por artigos nutritivos e saudáveis, o consumidor deve ficar atento ao escolher entre suco, néctar e refresco no mercado.
A principal diferença entre eles é a concentração de polpa de fruta ou de vegetais presentes na bebida. Segundo o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento), há a necessidade de apresentar na embalagem qual é a classificação do produto juntamente com a porcentagem de polpa. O suco é o que apresenta 100% do suco da fruta. Já o néctar tem cerca de de 30% a 50% e o refresco tem de 5% a 30% de suco da fruta - os dois últimos podem ser acrescidos de açúcares e outros aditivos.
Para um público preocupado com a saúde, os sucos 100% se tornaram uma categoria prioritária. Uma pesquisa da Nielsen aponta que 38% dos brasileiros estão interessados em bebidas com benefícios vindos de ingredientes naturais. No varejo, a saudabilidade já é uma realidade, inclusive com as gôndolas dedicadas a esses alimentos e bebidas.
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O suco é uma bebida não fermentada, não concentrada e não diluída. Deve ter 100% de fruta. O néctar é um produto diluído e adoçado, possui fruta, água e açúcar ou adoçante. O refresco é uma bebida diluída, com suco de fruta, polpa ou extrato vegetal, podendo ser acrescido de açúcares, corantes e aromatizantes artificiais. Em comparação ao suco e ao néctar, o refresco é o que apresenta menor teor nutritivo.
“Na busca por uma alimentação mais saudável, é essencial entender a diferença entre suco, néctar e refresco. O suco natural é a escolha mais nutritiva, pois mantém intactos os nutrientes essenciais da fruta, como vitaminas, minerais e fibras. Além disso, a pasteurização adequada prolonga a vida útil da bebida, mantendo-a segura para consumo e preservando suas qualidades nutricionais. Tanto o néctar como o refresco, em comparação com o suco natural, oferecem menos benefícios nutricionais. Evitar adição de açúcares é fundamental, pois o excesso pode contribuir para problemas de saúde como obesidade e diabetes. Optar por sucos naturais, sem adição de açúcares, ajuda a manter um estilo de vida saudável, fornecendo nutrientes vitais”, diz Dereck Oak, nutricionista clínico e esportivo.
A embalagem deve apontar a diferença entre suco, néctar e refresco. “Existem duas formas simples do consumidor identificar o suco feito somente com fruta: através da nomenclatura oficial que aparece no rodapé do rótulo, na parte frontal, bem como o destaque “100% SUCO” que só pode ser usado nestas bebidas. Cada um tem suas características, mas o visual das embalagens são parecidos e podem gerar confusão”, afirma Vivian Ramirez, head de marketing da Xandô.
De acordo com pesquisa Varejo 360°, 74% do mercado de sucos comercializados no país é ambiente (ou não-refrigerado), e destes, 49% é 100% suco (feito apenas com a fruta), ou seja, mesmo o tradicional consumidor desta categoria vem se tornando cada vez mais exigente em relação à naturalidade do que consome.